Foi entregue nesta terça-feira, 15, um colposcópio que será utilizado no Centro de Atenção à Saúde da Mulher. A aquisição foi possibilitada pela Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp) com um investimento de R$19.600.
O colposcópio é um dispositivo médico importante utilizado para examinar minuciosamente a região cervical e vaginal, permitindo aos profissionais de saúde detectar áreas anormais e identificar lesões auxiliando no diagnóstico de doenças como o câncer de colo de útero. O local contava com um aparelho de colposcópio adquirido em 1998, na gestão do então prefeito Mário Roque. Agora, o novo dispositivo chega para exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mais moderno para realização dos exames.
“A aquisição do colposcópio é mais um investimento na área da saúde para o nosso município. Esse aparelho é importante, principalmente para examinar o colo do útero das mulheres. Estamos investindo na saúde da população e esse aparelho vem a somar com a saúde da mulher e ficará no Centro de Atenção à Saúde da Mulher localizada ao lado da Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner que é outro investimento importante e da sede da Secretaria Municipal de Saúde”, ressalta o prefeito Marcelo Roque.
“A Fasp está de parabéns em adquirir esse equipamento muito importante no diagnóstico precoce em inúmeras doenças. Para a saúde da mulher, é uma aquisição de enorme importância. O município de Paranaguá vem nos últimos anos realizando investimentos significativos na área da saúde”, salienta Lígia Regina de Campos Cordeiro, secretária municipal de Saúde de Paranaguá.
O colposcópio é utilizado durante exames ginecológicos, como a colposcopia, para auxiliar no diagnóstico e tratamento precoce de condições relacionadas ao colo do útero.
Everllin Guiguer, diretora geral da Fasp, enfatiza o processo colaborativo por trás da escolha do equipamento. “Esse trabalho foi feito junto com a equipe técnica do Centro de Atenção à Saúde da Mulher. Fizemos pesquisas e descrições técnicas do equipamento para que pudesse passar pelo procedimento licitatório. Agora, poderá oferecer um atendimento ainda melhor às mulheres", observa.
A médica ginecologista Ana Luiza Varella Jamnik ressaltou as melhorias trazidas pelo equipamento. "Este é mais moderno que o atual que temos. Com cinco aumentos e uma luz de LED, a visualização das lesões melhora muito. A qualidade do diagnóstico e das biópsias é significativamente aprimorada. É um ganho muito bom para o Centro de Atenção à Saúde da Mulher”, avalia a profissional médica.
Jornalista: Flávia Adans