Programação para a data acontecerá no Centro de Referência de Saúde da Mulher e nas unidades básicas da Ilha dos Valadares e Jardim Iguaçu.
PMP

A programação oficial para a área de saúde em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8 de março), acontecerá em três locais em Paranaguá. As atividades acontecerão no Centro de Referência de Saúde da Mulher e nas unidades básicas Norberto Costa, na Ilha dos Valadares, e Guilhemina Mazzali Gaida, no Jardim Iguaçu. 

A organização fica por conta da Secretaria Municipal de Saúde, que preparou eventos para o mês inteiro. Serão oferecidos exames preventivos, testagem rápida, planejamento familiar, discussão de temas como relacionamentos abusivos, alimentação saudável, gestação, beleza, direitos, dentre outros serviços. Estão envolvidos profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e servidores que atuam no Estratégia Saúde da Família (ESF). 

“Organizamos vários serviços para homenagear as mulheres de Paranaguá, por determinação do nosso prefeito Marcelo Roque. E na área de saúde pretendemos trabalhar bastante a questão da prevenção, principalmente os que envolvem câncer de mama e no colo de útero, duas doenças que atingem bastante o público feminino”, salienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, que parabenizou as mulheres pela data, em especial as servidoras públicas da pasta. 

No Centro de Referência de Saúde da Mulher, localizado na rua João Eugênio, no Centro de Paranaguá, ocorrerá palestra com a médica Márcia Keiko, sobre “Qualidade de Vida”. Serão oferecidos também exames clínicos de mama, e a partir das 8h haverá apresentação dos números de exames preventivos e de mama entre 2018 e 2019, às 9h15. 

Por volta de 9h30 está programado atendimento à mulher vítima de violência, com a coordenadora do Núcleo de Prevenção à Violência, Promoção da Saúde e Cultura da Paz, a terapeuta ocupacional Helenize Zanon. A médica Ana Luíza Varella vai tirar dúvidas sobre anticoncepção e falará sobre e realizará coleta de exame preventivo, a partir de 10h.

Na unidade de saúde Norberto Costa, na Ilha dos Valadares, a programação para esta sexta-feira vai contar com coleta de preventivo e exame clínico de mama. As mulheres também poderão fazer solicitação de mamografia, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Este atendimento será das 13h30 às 16h30. Às 14h está programada palestra sobre Saúde da Mulher, com o médico da unidade. 

A unidade de saúde Guilhemina Mazzali Gaida, no Jardim Iguaçu, também contará com programação neste dia 8. Às 14h está programada palestra sobre Planejamento Familiar e todas as mulheres da comunidade estão convidadas a participar. A programação de outras unidades de Paranaguá ocorrerá durante todo o mês e a divulgação será feita dias antes.“Estamos com uma programação completa, que contempla várias atividades. Nossa intenção é conscientizar as mulheres que procurem as unidades de saúde e se cuidem”, destacou a secretária. 

Prefeitura de Paranaguá realiza obra de esporte no Jardim Esperança
Confirmada primeira morte por febre amarela no Paraná
Paranaguá: Biblioteca Mário Lobo prepara programação especial para o mês de março

SECOM

Deixe o seu comentário