Cerca de 1 quilômetro da rua Júlia da Costa serviu de palco para homenagear Paranaguá. Prefeito acredita que foi um dos maiores desfiles da história.

Uma festa com muitas cores, música e até bolo. Foi assim que Paranaguá comemorou seus 370 anos neste domingo, 29 de julho. Um desfile cívico envolvendo crianças estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais e estaduais, entidades civis e órgãos de segurança foi a forma escolhida para homenagear a cidade. Todo o aparato ficou por conta das secretarias municipais, que capitaneadas pela Educação, ofereceram a estrutura necessária. 

O prefeito parabenizou a cidade pela comemoração dos 370 anos. “Estou muito feliz em participar deste momento histórico em que nossa cidade está em festa. Foi um dos maiores desfiles da história de Paranaguá. Neste ano, em especial, temos muito a comemorar. Fizemos uma programação com inaugurações, entregas de serviços e muitos presentes para nossa cidade e nossos cidadãos. Tenho a certeza de que estamos fazendo uma administração voltada para quem precisa do poder público e estou buscando fazer sempre o melhor para nosso povo”, destacou o prefeito. 

Outro destaque do prefeito foi para a parceria entre as secretarias municipais na organização do desfile cívico. Cada pasta, em sua área, contribuiu para que pais de aluno e população em geral que assistiu ao evento pudessem ter o máximo de conforto. “Nossa equipe está de parabéns por fazer uma festa à altura de nossa Paranaguá. Todos os nossos secretários, cargos comissionados e servidores fizeram um brilhante trabalho”, avaliou o prefeito. 

Quem também agradeceu a união e o empenho das secretarias municipais envolvidas foi a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra. “Tenho só a agradecer aos meus colegas secretários e, em especial, à minha equipe, pelo empenho em fazer o melhor. Foram meses de planejamento para chegarmos hoje e fazermos tudo da melhor forma e assim homenagear essa cidade que tanto amamos. Fica registrado meu muito obrigado e também ao prefeito, por nos proporcionar essa oportunidade”, destacou o prefeito. 

DESFILES

O desfile cívico em comemoração aos 370 anos começou um momento emocionando, com a auxiliar administrativo Karina Pontes do Rosário, que trabalha na secretaria da Escola Municipal Rosiclair da Silva Costa (CAIC), cantando o hino de Paranaguá. Depois membros da Capitania dos Portos, seguidos pela banda do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal se apresentaram. Em seguida foram os Escoteiros do Mar Ilha do Mel, Escoteiros Santa Rita, Academia Social de Preparação às Escolas Militares, Banda Mirim de Paranaguá.

Foram mais 26 Centros Municipais de Educação , (CMEIs), 47 escolas municipais, 3 escolas estaduais, o Núcleo Regional de Educação (NRE), a Fanfarra de Guaratuba, o Centro Educacional Menna Barreto, os Desbravadores, a Pastoral da Educação, Serviço Social do Comércio (SESC), Grupo de Alfabetização da Catedral, Universidade Aberta à 3.ª Idade da Fafipar e secretarias municipais. 

A frota de veículos adquiridos pela administração atual também desfilou, com dezenas de veículos de pequeno porte, vans, caminhões, ônibus e motocicletas. Por final, para fechar o desfile, houve participação de carros antigos e motoclubes. 

MUDANÇA DE ROTINA

A organização do evento planejou áreas de concentração dos participantes em quase 1 quilômetro de extensão, em boa parte da rua Júlia da Costa, da esquina do Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga até a 1.ª Igreja Batista. A quadra seguinte, da Prefeitura de Paranaguá, foi o palco do desfile, com arquibancada montada e também o palanque das autoridades. Professores tiveram atenção especial com os alunos que aguardavam para desfilar, fornecendo água e também lanche. Muitos pais também acompanharam. 

A movimentação na rua Júlia da Costa mudou a rotina dos moradores, sobretudo os do Asilo São Vicente de Paula. A direção da entidade colocou alguns dos idosos que vivem no local em suas cadeiras de roda ou em bancos para aproveitar o banho de sol e assim também acompanharem a concentração do desfile. “Gostei muito, porque sai da nossa rotina. Gostei muito de ver nossas crianças participando dos desfiles”, comentou José Siqueira dos Santos, de 77 anos, que há 12 mora no local.

COBERTURA COMPLETA

Acompanhe a cobertura completa do desfile cívico e de outros eventos relacionados aos 370 anos de Paranaguá no Facebook do Nosso Paraná

Deixe o seu comentário