População pode adotar cães e gatos na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

O número de casos de cães e gatos abandonados é alto em Paranaguá. “O Departamento Veterinário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) atua nos mais de 50 bairros da cidade e infelizmente, todos os dias vemos situações de maus tratos e abandono não somente de cães e gatos como de animais de grande porte, como cavalos”, lamenta a diretora do departamento, Thábata Cristina Nicetto Lourenço.

Quando se tem um animal, o tutor fica responsável pela qualidade de vida do cão ou gato e deve fornecer alimento, água, atenção e zelar pela saúde e bem-estar do pet, inclusive com visitas ao veterinário sempre que necessário.

“Precisamos salientar que o Departamento Veterinário socorre animais doentes e feridos vítimas de abandono e maus-tratos. Ao serem resgatados são devidamente tratados, castrados e permanecem no setor a espera de um novo lar”, observa a diretora.

Como o número de animais doentes ou abandonados é alto, a Semma está atualmente com uma grande quantidade de cães e gatos resgatados, inclusive filhotes, aguardando adoção. “Precisamos do apoio da população para denúncias caso presencie alguém abandonando animais para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Estamos com um número elevado de animais resgatados e o auxílio dos moradores para coibir essa prática ilegal (abandono), seja extinta em nosso município. É inadmissível que atos como esse ainda ocorram”, ressalta Thábata Cristina Lourenço.

“Em decorrência do grande número de atendimentos e abandono de animais, o Departamento Veterinário está lotado e, por essa razão, aceita a permanência de animais gravemente feridos ou doentes. Reforçamos ainda que abandono de animais e maus-tratos são crimes, conforme a Lei n.º 9.605/98. Mais informações o cidadão pode entrar em contato conosco pelo telefone 3420-6141”, detalha a diretora.

A adoção é um ato de amor aos animais e aqueles que desejarem ter um novo amigo, podem procurar a sede da Semma, no Aeroparque. “Basta levar um documento original com foto e um comprovante de residência. Será feita uma pequena entrevista com o adotante. É interessante trazer uma guia no caso de cães ou caixa transporte para adoção de gatos, assim facilitará o translado até a nova residência”, orienta.

ATENDIMENTO VETERINÁRIO

O Departamento Veterinário realiza consultas ambulatoriais a animais da população com atendimento de segunda a sexta-feira, com distribuição de 10 senhas por tarde a partir das 12h30 e atendimento iniciando às 13h. No período da manhã, o atendimento da equipe do setor é voltado aos animais resgatados que permanecem no local até a adoção.

Jornalista: Flávia Adans/SECOM

Deixe o seu comentário