Com o intuito de reforçar as ações de combate à dengue, a Prefeitura de Paranaguá em parceria com o Governo do Estado iniciou no sábado, 6, a Operação Fumacê. Em 25 dias, o objetivo é promover cinco ciclos da aplicação do inseticida utilizado contra o mosquito Aedes Aegypti adulto, em sua forma alada. Para isso, oito veículos estarão engajados na tarefa.
“A comunidade precisa se lembrar da grave situação de epidemia que enfrentamos entre 2015 e 2016 e também saber que o mosquito não transmite só à dengue, mas também a zika e a chikungunya. Ou seja, o cuidado com a limpeza e a água parada em suas casas ou locais de trabalho deve se manter”, enfatiza a diretora da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti.
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou na última semana nove casos de chikungunya em nossa região. Paranaguá já registrou 10 casos da doença desde agosto de 2016, todos autóctones – contraídos dentro do próprio município. Em todo o Paraná, são 44 confirmações no mesmo período, sendo 23 deles importados.
O prefeito Marcelo Roque revelou que os veículos do fumacê só vêm a municípios que estão em situação epidêmica. Graças ao esforço da gestão, o Estado foi parceiro na ação que tem como objetivo a prevenção de uma nova epidemia. “Nós conseguimos quebrar o protocolo. Porém, peço a população parnanguara, pois precisamos também do apoio de vocês. Deixem as casas abertas quando o fumacê estiver passando e elimine os criadouros do Aedes Aegypti.
Fonte: PMP