ORIENTAÇÃO É PARA NÃO TOMAR BANHO DE CHUVA PARA EVITAR ALERGIAS E IRRITAÇÕES NA PELE

Cuidados devem ser tomados com a chuva, que pode se tornar mais ácida por causa do período prolongado de estiagem

A Defesa Civil do Paraná emitiu um alerta nesta terça-feira (26) para que os paranaenses tomem cuidado com a chuva que está prevista para cair em várias cidades até o fim desta semana. O risco é que haja chuva ácida, por causa do longo período de estiagem. Assim, substâncias tóxicas que deixam a água mais ácida vão se acumulando e, há mais de 30 dias sem chuva, os cuidados devem ser redobrados.

“Dentre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes estão os incêndios, depois a queima dos combustíveis nos veículos e o lançamento de substâncias por chaminés das indústrias. As substâncias como gás carbônico, monóxido de carbono, partículas de nitrogênio e enxofre liberadas pelo fogo e pela fumaça são lançadas na atmosfera e, por causa do tempo seco, os gases se acumulam”, explica a Defesa Civil, no alerta emitido à população.

Misturados ao vapor de água, voltam para a terra em forma de chuva, a chamada chuva ácida. “A dica é que população evite tomar banho de chuva. As águas dessa época possuem uma maior incidência de dióxido de carbono (CO2) e em contato com ela pode ocasionar irritação na pele, pincipalmente em crianças, que possuem uma sensibilidade maior”, completa o órgão.

Fonte: Defesa Civil do Paraná 

Deixe o seu comentário