Incêndio foi extinto e Corpo de Bombeiros tem realizado o rescaldo no local

Quando informada da situação ocorrida no lixão que encontra-se desativado, na Vila Santa Maria, a Secretaria Municipal de Segurança por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil com apoio da Divisão de Guarda Ambiental seguiram até o local em apoio ao Corpo de Bombeiros.

Jatos d'água haviam sido lançados molhando o local e o sinistro foi extinto, não havendo mais risco de incêndio pois seguem neste momento as ações de "rescaldo" que é o resfriamento de focos de fogo escondidos ou brasas que poderiam tornar-se novos focos.

Apesar de não haver mais risco de incêndio, a fumaça densa ainda está presente.

Esse efeito é comum em alguns casos de sinistros decorrentes de incêndio e é necessário aguardar que ela se dissipe por meio de medidas como o rescaldo ou com a chegada da chuva. Até lá, a fumaça deve continuar se deslocando na direção da corrente de vento.

A Defesa Civil Municipal efetua apoio ao corpo de bombeiros, inclusive com a disponibilização de maquinário e pessoal das secretarias municipais e monitoram as moradias no entorno, preparando-se preventivamente para eventuais movimentações que possam ser necessárias com relação as famílias que lá residem.

Com a falta de iluminação no período noturno, as equipes seguem o monitoramento na área que acomoda a disposição final de resíduos a céu aberto para que eventos danosos não esperados possam ocorrer.

Na tarde desta quarta-feira (27), agentes de defesa civil em nova conversa com as famílias que ali residem, reforçaram as medidas preventivas a serem observadas ao que foi relatado que as moradias próximas tem recebido uma quantidade menor de fumaça que tem sido levada em maior volume para bairros mais afastados.

A prefeitura por meio da Defesa Civil Municipal segue apoiando as ações do Corpo de Bombeiros, visto que tem sob responsabilidade a retaguarda destas ações, principalmente no que diz respeito a comunidades afetadas por sinistros e a recuperação destas áreas pós-sinistro.

SECOM

Deixe o seu comentário