Com o aumento expressivo de casos suspeitos de dengue no Paraná e no Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de conhecer os locais de atendimento e os cuidados básicos para enfrentar a doença. Confira onde buscar ajuda médica na cidade:
- PRONTO ATENDIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO JOÃO PAULO II: atende dengue clássica e condições leves, como gripe e febre. Oferece hidratação a pacientes com suspeita de dengue. Funciona diariamente, das 7h à meia-noite.
- UNIDADE BÁSICA NA SERRARIA DO ROCHA: referência em dengue clássica, disponibiliza espaço para hidratação e mantém atendimento como unidade básica de saúde. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
- UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: além dos serviços rotineiros, atendem casos suspeitos de dengue clássica, das 8h às 18h.
- UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA): para casos de urgência ou emergência e pacientes com sintomas agravados. Funciona 24 horas por dia.
Diante dessa situação, é crucial conhecer os cuidados ao identificar sintomas de dengue
1 Hidratação: beba água, sucos naturais e água de coco para evitar desidratação.
2 Repouso: descanse para auxiliar na recuperação.
3 Alimentação leve: prefira alimentos de fácil digestão, evitando gorduras e comidas pesadas.
4 Uso de medicamentos: só tome remédios com orientação médica, evitando agravar o quadro de dengue.
6 Atendimento médico: procure ajuda médica ao apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e náuseas.
5 Sinais de alerta: em caso de piora dos sintomas ou sinais de hemorragia, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, tonturas ou desmaios, vá imediatamente à UPA ou a unidade mais próxima de sua casa.
Siga essas orientações e busque atendimento médico adequado para enfrentar a dengue com segurança e eficácia. Lembre-se também de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, como água parada em vasos, pneus e garrafas, para prevenir a proliferação da doença.
Jornalista: Flávia Adans/SECOM