A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais. É voltada aos atendimentos de urgência e emergência, ou seja, casos clínicos de média a alta complexidade.
A UPA é administrada por meio da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp).
No local os pacientes são atendidos conforme a gravidade do risco, e não por ordem de chegada. Ou seja, quem apresenta maior complexidade será atendido primeiro. Mesmo que o paciente de baixa complexidade esteja no ambiente aguardando, se outra pessoa apresentando quadro de urgência ou emergência chegar, ela terá prioridade e será atendida primeiro.
A UPA é o local para atendimento de casos como sintomas de AVC, infarto, falta de ar intensa, intoxicações, acidentes de carro ou motocicleta, parada cardiorrespiratória, fraturas, entre outras situações de urgência e emergência.
As unidades básicas de saúde estão aptas para atender os pacientes que precisam de consulta de rotina. Acompanhamentos de doenças pré-existentes, dores de coluna, de ouvido, febre, vômito, diarreia, realização de curativos e injeções, retirada de pontos, entre outros serviços. A unidade básica de saúde é a porta de entrada do SUS e com as contratações por meio de chamamento dos aprovados em concurso público, todas as UBS contarão com médicos e demais equipes de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Além das consultas agendadas, em casos de maior necessidade, haverá ainda o encaixe de mais oito pacientes. Caberá a equipe de enfermagem na unidade por meio da triagem, avaliar a necessidade de encaixe para atendimento no mesmo dia ou agendamento.