Ao todo, 44 profissionais participaram da qualificação.
PMP

Na sexta-feira, 17, os condutores de ambulância sanitária dos municípios do litoral receberam capacitação por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa) em parceria com o 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Paranaguá. As ambulâncias sanitárias podem auxiliar significativamente quando há a necessidade apenas do deslocamento de usuários para realizar procedimentos de caráter eletivo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) inclusive em apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“A capacitação foi muito positiva. Participaram 44 condutores de ambulâncias sanitárias de todo o litoral inclusive aqueles que atendem a saúde indígena”, ressalta a diretora executiva do Cislipa, Everllin Guiguer.

Durante a capacitação foram repassadas orientações sobre prevenção ao coronavírus demonstrado aos participantes como devem utilizar o equipamento de proteção individual (EPI) e como devem efetuar a desinfecção de uma ambulância. “Também foi demonstrado qual é o papel da ambulância sanitária no fluxo de atendimentos de saúde no qual eles prestam um serviço de suma importância para a população em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros”, detalha a diretora executiva.

A realização da capacitação foi definida na reunião do Comitê Gestor Regional de Atenção as Urgências e Emergências, na quarta-feira, 15. “Foi extremamente produtivo o evento de capacitação aos condutores de sanitárias. Foi muito importante, pois eles puderam entender a legislação a qual todos nós estamos submetidos. Colocamos o SAMU à disposição, para que nossa atuação possa ser exercida em âmbito de todo o litoral, com apoio aos municípios”, informa o diretor médico do SAMU Litoral, João Cláudio Campos Pereira.

O médico destaca que muitas dúvidas dos condutores puderam ser sanadas. “Nos colocamos à disposição para que os condutores nos acompanhem dentro da nossa regulação em Paranaguá, para que eles entendam melhor como todo o sistema funciona. A relação que construiremos poderá nos trazer muitas questões positivas. Os maiores beneficiários serão os usuários do sistema e a atuação conjunta de todos os municípios com o Cislipa, trará mais agilidade e disponibilidade de ambulâncias”, avalia Dr. João Cláudio Pereira.

UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) conta atualmente com uma ambulância sanitária em suas dependências para atuar também em auxílio ao Samu. “Diante de todas as ocorrências que estão ocorrendo, precisamos dar esse auxílio ao Samu com a nossa sanitária”, explica o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Dalha Valhe Corrêa.

O superintendente informa que cada vez que o Samu necessitar de auxílio de transporte sanitário, o médico regulador entra em contato com o médico da sala de emergência da UPA explica o caso para que seja autorizada a saída da ambulância para esse suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

“Essa ação se dá apenas em casos específicos, quando somente é necessário o transporte sanitário desse paciente. Esse auxílio se dá para desafogar o atendimento das ambulâncias Alfa (suporte avançado) e Bravo (suporte básico) quando somente for necessário o transporte desse paciente.

A UPA conta com a ambulância 24h. “Desde que iniciamos essa pactuação, o serviço tem sido bem-sucedido”, afirma Rafael Dalha Valhe Corrêa. A ambulância também atende as necessidades da UPA.

SECOM

Deixe o seu comentário