Visita serviu para a troca de experiências e aprendizado, pois em breve, Paranaguá ganhará um Centro Especializado para Autistas
REPRODUÇÃO

Nesta quinta-feira, 3, uma comitiva da Prefeitura visitou o Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno Espectro Autista (CEETE), em Curitiba, para conhecer a estrutura organizacional do espaço. É que Paranaguá ganhará um Centro Especializado para Autistas, após o anúncio do projeto feito prefeito Marcelo Roque no 1.º Seminário Intermunicipal do Litoral do Paraná.

Dos 17 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino em Paranaguá, cerca de 300 são autistas. Hoje, o Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cmae) atende crianças que frequentam as escolas municipais, porém, a ideia é ampliar o serviço. Em Curitiba, o CEETE surgiu por conta da demanda crescente de alunos, pois, das 140 mil crianças matriculadas cerca de 2.565 são autistas.

“Encontramos novos caminhos para o nosso projeto conhecendo o trabalho que é desenvolvido em Curitiba. Nosso objetivo é o de oferecer mais qualidade de vida as crianças do nosso município, e em breve, colocaremos tudo isso em prática”, comentou a secretária de Educação, Vandecy Dutra.

Junto ao Mapa da Inclusão, Curitiba conta com 11 espaços para atendimento de autistas em diversas regiões, a fim de facilitar e descentralizar as assistências. Outra ideia que chamou a atenção é a Escola de Pais que realiza um trabalho destinado às famílias. Só no CEETE, são atendidas 30 crianças por turno de segunda a sexta-feira, totalizando quase 300 autistas semanalmente.

“Contamos com seis salas e um espaço para formação. No início, as crianças são atendidas individualmente, e com os avanços, são submetidas a inserções em duplas e trios”, explicou a diretora do departamento de inclusão e atendimento educacional, Gislaine Coimbra Budel.

Durante a visita, as secretárias de Saúde e Prevenção, Lígia Regina de Campos Cordeiro e de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva, também acompanharam as explicações.

SECOM

Deixe o seu comentário