A Cattalini Terminais Marítimos divulgou nesta semana uma nota oficial para esclarecer informações falsas que circularam recentemente envolvendo a empresa. Segundo o comunicado, trata-se de fake news sem qualquer relação com a realidade.
“As operações da companhia seguem normalmente, sem impacto em nossas atividades operacionais ou administrativas”, destacou o comunicado.
A empresa ainda reforçou seu compromisso com a transparência, a responsabilidade e a segurança em todas as suas operações, recomendando que informações oficiais sejam acompanhadas exclusivamente por seus canais institucionais.
Com mais de 40 anos de atuação, a Cattalini é referência no setor portuário e opera como um dos principais terminais privados de granéis líquidos do Brasil.
Leia na íntegra a Nota Oficial da empresa
A Cattalini Terminais informa que, na manhã do dia 28 de agosto, recebeu a visita de autoridades federais, no âmbito de operação conduzida em diversos estados do País.
A companhia colaborou integralmente com as autoridades, fornecendo todas as informações solicitadas com absoluta transparência, em estrita observância aos processos de governança e compliance que norteiam suas atividades.
Reforçamos que a Cattalini não realiza importação nem comercialização de produtos, limitando seus serviços ao recebimento, armazenagem e expedição de granéis líquidos.
As operações da Cattalini seguem normalmente, sem qualquer impacto em suas atividades operacionais ou administrativas.
A Cattalini Terminais não teve bens sequestrados, não teve seu sigilo quebrado, tampouco é ou foi considerada "centro" de qualquer esquema ou de qualquer operação policial ou do Ministério Público, conforme alegado de maneira leviana na referida matéria.
A empresa não comercializa, importa, industrializa ou adquire quaisquer produtos. Atua exclusivamente como terminal logístico, prestando serviços de recebimento, armazenagem e expedição de granéis líquidos de titularidade e responsabilidade de seus clientes, que são detentores legais do produto e responsáveis por sua origem, destinação e conformidade com as legislações vigentes.
Durante a operação conduzida por autoridades federais no dia 28 de agosto, a Cattalini, na qualidade de elo importante da cadeia de abastecimento nacional do metanol, colaborou integralmente, prestando todas as informações solicitadas com absoluta transparência, como sempre fez ao longo de mais de quatro décadas de atuação íntegra e comprometida com a legalidade, em estrita conformidade com a regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Receita Federal e demais órgãos governamentais.
A Cattalini não teve bens aprendidos ou de qualquer modo constritos, nem sigilo quebrado, como errônea e apressada divulgação ao público na matéria em questão.
Reiteramos nosso compromisso com a verdade, com a legalidade e com a sociedade, reafirmando que a Cattalini jamais compactuou ou compactuará com qualquer conduta ilícita. Seguiremos atuando com seriedade e responsabilidade, como o fazemos há 44 anos.
Nota atualizada em 02.09.25