Diariamente a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente resgata cães e gatos vítimas de maus tratos em Paranaguá
reprodução

O abandono de animais em Paranaguá é uma situação constante. “São cães, gatos e até cavalos abandonados por seus tutores. Eles caminham por toda a cidade em busca de alimento e se encontram nessa situação porque foram abandonados por quem deveria cuidar deles”, lamenta a veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Marcela Budant Franco.

A Semma tem trabalhado com o projeto de controle populacional por meio do Programa de Castração. “Os animais que são resgatados pela equipe são castrados antes de serem adotados. Isso minimiza o sofrimento desses animais com as brigas por fêmeas e os cios constantes das cadelas e gatas, mas infelizmente pessoas insistem em abandonar seus animais pelas ruas dos mais de 50 bairros de Paranaguá. O trabalho de resgate é árduo e diário, mas enquanto resgatamos alguns, outros são deixados à própria sorte”, lamenta a diretora do Departamento Veterinário, Thábata Cristina Nicetto Lourenço.

Conforme a veterinária, o abandono de cães e gatos tem consequências que vão além dos maus tratos aos animais. “Eles merecem nosso cuidado e carinho e quando são abandonados ou não recebem os cuidados necessários, podem se tornar um problema de saúde pública. Muitos apresentam infestação de carrapatos e pulgas, sarna, entre outros problemas. Animais saudáveis não transmitem doenças aos seres humanos, mas do contrário, podem causar além de acidentes de trânsito, a transmissão de doenças e a culpa não é do animal e sim, daqueles que deveriam protegê-lo”, lamenta Marcela Budant Franco.

Paranaguá conta hoje com um Centro de Atendimento Veterinário que auxilia tutores com consultas gratuitas e trata animais resgatados. “É importante salientar que não temos um canil público e sim, um local de triagem e tratamento ambulatorial. O espaço total deve abrigar no máximo 18 cães, no gatil 20 gatos e nas baias, quatro cavalos. Infelizmente nossa realidade é outra e estamos com um número maior que o ideal em virtude do grande número de animais abandonados”, enfatiza a veterinária.

“Nosso desejo é cuidar de todos os animais abandonados e estamos fazendo o nosso melhor, atendendo as denúncias informadas pela população, porém a responsabilidade pelo animal é do seu tutor e abandono e maus tratos são crimes. Se o cidadão presenciar um desses atos deve entrar em contato conosco para que as medidas cabíveis sejam tomadas. O telefone é 3420-6141”, reforça a diretora Thábata Cristina Nicetto Lourenço.

ADOÇÃO

O Departamento Veterinário conta com um grande número de cães e gatos aptos para adoção. São animais adultos e filhotes que aguardam para ter um novo lar. Para adotar, basta o interessado se dirigir a sede da Semma, no Aeroparque com um documento original com foto e comprovante de residência. É interessante levar uma guia ou caixa transporte para facilitar o deslocar do animal até sua nova casa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3420-6141.

SECOM/Jornalista: Flávia Adans

Deixe o seu comentário