Exercido pelo cidadão, o controle social auxilia o TCE-PR na correta aplicação do dinheiro público.
reprodução

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná busca se aproximar cada vez mais dos cidadãos paranaenses, visando a aprimorar o controle social. Nos 399 municípios do Estado, os cidadãos que lá residem podem auxiliar o trabalho de fiscalização de recursos públicos em parceria com o TCE-PR.

Nesta aproximação, o TCE-PR, por meio de sua Escola de Gestão Pública, vem utilizando dois instrumentos que têm se mostrado muito relevantes: capacitações presenciais e on-line. Ambas as modalidades são gratuitas e todos os cidadãos têm acesso.

No encontro presencial, os professores da EGP apresentam, de forma didática, ferramentas e informações que ajudam a efetivar o controle social em parceria com o TCE-PR. Os temas abordados são práticos e pontuais e mostram a transparência da informação.

 Entre os temas abordados no Fórum de Controle Social estão procedimentos de controle social; fiscalização de gastos com pessoal, de contratos e convênios; além da interação com a Ouvidoria do Tribunal de Contas, principal canal de comunicação do órgão fiscalizador com o cidadão.

Os treinamentos presenciais já aconteceram em dois polos regionais do Paraná - Londrina e Ponta Grossa. Cascavel será a próxima cidade a receber o Fórum de Controle Social, no dia 31 de outubro. A capacitação será realizada na sede Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), localizada na Rua Pernambuco, 1.936, das 8h30 às 17 horas. Na sequência, capacitações ocorrerão em Maringá (29 de novembro) e Curitiba (8 de dezembro).


Publicidade


Cursos on-line

No site do TCE-PR, na página da Escola de Gestão Pública, todos os cidadãos podem se capacitar sobre temas diversos, relacionados à gestão pública e que facilitarão a realização de atos de controle social. Entre os temas oferecidos estão contabilidade, licitações e contratos, transferências voluntárias, atos de pessoal, obras públicas, entre outros.

Ao escolher conhecer mais de perto a gestão pública, o cidadão se municia de informações que fundamentam o trabalho de controle social. A informação é a ferramenta que torna o controle mais eficaz, pois possibilita a todos conhecer, argumentar, discernir o certo, o errado, o gasto ineficiente e o desvio de recursos públicos. Enfim: é mais poder na mão do cidadão.

Todos os treinamentos, presenciais e on-line, recebem inscrições gratuitamente no site: www.tce.pr.gov.br/egp .

Serviço

Evento: 3º Fórum de Controle Social do TCE-PR

Data: 31 de outubro

Horários: 8 às 17h30

Cidade: Cascavel
Local: Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Rua Pernambuco, 1.936, Centro)

Mais informações: (41) 3350-1744 e 3350-1683

Inscrições: www.tce.pr.gov.br/egp

FONTE: TCE-PR

Deixe o seu comentário