Informação de que roupas de doação seriam queimadas é falsa
PMP

A Prefeitura de Paranaguá lamenta as informações infundadas quanto ao Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Paranaguá que vem sempre prestando um serviço social importante às pessoas carentes, a profissionalização dos parnanguaras e atendimento aos que procuram a instituição.

Notícias inverídicas foram publicadas recentemente alegando que roupas que estão estocadas no espaço do Provopar conhecido como Vaca Mecânica seriam queimadas. Em momento algum essa possibilidade foi cogitada.

Em janeiro de 2017, Paranaguá foi prejudicada pelas fortes chuvas em três ocasiões simultâneas. Conforme o secretário municipal de Assistência Social, uma grande mobilização foi formada para auxiliar as famílias que tiveram suas casas atingidas pela enchente. Foi montado um ponto de referência no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas para doação não somente de roupas e calçados como também de colchões, alimentos, água e móveis. “As famílias atingidas pelas enchentes naquele período foram atendidas com essas doações”, observa o secretário.

“Felizmente, as doações não foram apenas satisfatórias como também extrapolaram o esperado. Com isso, pudemos manter uma reserva de roupas e calçados para situações emergenciais que poderiam ocorrer e desde então, o estoque está a disposição das entidades carentes”, salienta Levi de Andrade. O secretário explica que peças de roupas são disponibilizadas no Centro Pop que atende pessoas carentes e, especialmente moradores em situação de rua, de acordo com a demanda. Contudo um estoque é mantido para posterior doação quando necessário. 

Desde a arrecadação ocorrida na mobilização, peças de roupas e calçados arrecadados têm sido entregues em ocasiões distintas como para famílias atingidas por alagamentos causados pelas chuvas no início de 2018, nas casas lares e Centro Pop sempre que há necessidade e por muio dos Cras conforme cadastro de vulneráveis.

“Precisamos sempre estar preparados para situações atípicas como um incêndio, uma enchente, entre outros momentos que infelizmente podem ocorrer inesperadamente. Sabemos que graças ao trabalho firme da Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria de Obras, o número de casos envolvendo grande alagamentos diminuiu significativamente, mas a prevenção é imprescindível. Com esse estoque, temos como agir rapidamente e oferecer a essas pessoas, maior conforto em momentos de desespero”, frisa.

Apesar da maioria das peças ser de verão, parte das doações que permanece no espaço e sejam adequadas para a época fria, será disponibilizada no inverno deste ano no Centro Pop e para famílias carentes que são acompanhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) no município. “O estoque é suficiente para ainda mantermos para casos emergenciais. Lembramos ainda que o espaço atual foi cedido temporariamente pelo Provopar, mas logo teremos um local preparado para estocar não somente roupas e calçados, mas colchões e outros utensílios necessários para doação em casos de sinistros”, afirma Levi de Andrade. “Em nenhum momento foi cogitada a hipótese de incinerar as peças. Não há cabimento um comentário ou afirmação como essa. É algo totalmente infundado”, enfatiza o secretário.

A presidente do Provopar, Morgana Gonçalves reforça a informação. “Esta arrecadação não partiu do Provopar e não está ligada a Campanha do Agasalho que realizamos todos os anos. Até porque grande parte das roupas existentes não é de inverno. Cedemos o espaço a pedido da Secretaria Municipal de Assistência Social e oferecemos nossa equipe para separar as peças e ensacá-las para que fossem mantidas em bom estado”, acentua. 

“Sabemos da seriedade do trabalho realizado pela Prefeitura de Paranaguá, pela Assistência Social que se antecipou a qualquer situação emergencial que possa ocorrer e conta com esse estoque para atendimento imediato. Lamentavelmente fomos surpreendidos por calúnias que circularam, mas reforçamos nossa luta, nosso envolvimento com a população que nos procura em busca das oficinas que oferecemos e das doações realizadas com seriedade e competência. E reafirmamos que o trabalho vai continuar às claras como sempre foi independente das inverdades que poucos tentam disseminar”, garante.

SECOM

Deixe o seu comentário