A proposta foi apresentada pela Vereadora Vandecy Dutra
reprodução

O trabalho desenvolvido pela Associação Terapêutica Patas do Bem, mostra o poder que os animais têm de transformar a vida dos seres humanos, esta que já foi constatada em pesquisas científicas.

A Associação promove saúde e qualidade de vida à pessoas por meio da Intervenção Assistida por Animais. Os cães são tratados como co-terapeutas e trabalham lado a lado do profissional de saúde. O cão Naruto, mascote do projeto, passou por preparo físico, sendo educado para participar das terapias.

A terapia assistida por animais (TAA) é um valioso instrumento para ajudar no tratamento de doenças e no suporte a pessoas acamadas e hospitalizadas, indivíduos com doenças psiquiátricas, idosos e crianças com necessidades específicas, incluindo aquelas com deficiências físicas ou intelectuais. Esse método tem por objetivo promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social, valendo-se do animal como principal agente terapêutico — ele funciona como um elo entre o terapeuta e o paciente.

 "A Associação Terapêutica PATAS DO BEM, é hoje a nossa homenageada e simboliza estas qualidades merecendo todo o respeito e consideração. O objetivo da homenagem é de reconhecer o trabalho de atendimento especial, programa de visitas educacionais e ações sociais, em bairros carentes da nossa cidade, acarretando mudanças positivas no funcionamento psicológico e social dos indivíduos, nas suas famílias, grupos e ambientes de forma a diminuir as vulnerabilidades existentes e a providenciar oportunidades para a existência de uma vida social mais satisfatória.", salientou a Vereadora Vandecy Dutra.

reprodução

Sobre o Projeto

Lançado em 11 de julho de 2018, o Patas do Bem atua por meio de Terapia

Assistida por Animais (TAA). O método é aplicado em sessões terapêuticas com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e relacionamento.

O cão Naruto, mascote do projeto, participa das atividades que reflete diretamente na evolução das crianças. O projeto conta com a iniciativa da primeira-dama de Paranaguá, Amanda Roque, além do apoio do adestrador Reginaldo Rodrigues.

O Patas do Bem realiza cãoterapia e atende crianças no Centro Educacional Municipal de Referência ao Transtorno do Espectro Autista - CEMR-TEA, além das escolas da Rede Municipal e instituições especiais como a Escola Maria Nelly Picanço (Apae) e Eva Cavani.

Deixe o seu comentário