Centenas de pessoas participaram do primeiro dia de baile no Mercado do Café. Grupo Pés de Ouro animou o público. Para alguns foi momento de pura nostalgia.
Fotos: Assessoria PMP

Centenas de pessoas participaram do primeiro baile de Fandango do Carnaval Alegria que contagia 2017, realizado na noite deste sábado (25), no Mercado do Café, no Centro Histórico de Paranaguá. O evento é tem apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Secultur). A animação ficou por conta do grupo “Pés de Ouro”, da Ilha dos Valadares. 

Com o baile foi mantida uma tradição de quase 270 anos em Paranaguá e em outras cidades do litoral do Paraná e de São Paulo. O Fandango tem origem espanhola, mas é uma herança dos portugueses que colonizaram o Brasil. Chegou à cidade por volta de 1750 e passou a ser batido principalmente durante o Entrudo, antiga celebração hoje conhecida como no Carnaval. Por quatro dias a população local batia os tamancos, tocava rabeca, viola e adufo para se alegrar, sem esquecer de comer barreado. 

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Vera Telles, salientou que o prefeito Marcelo Roque determinou que o baile do Fandango deveria ser mantido no Mercado do Café, como um resgate histórico das tradições locais. “O Fandango é o que nós temos mais genuíno em relação à cultura. Em pensar que era com esse baile que eles festejavam o Carnaval há quase 300 anos a gente passa a dar muito valor e por isso está mantida a nossa tradição”, destacou a secretária. 

Para a dona de casa Dalia Santos, moradora no Porto dos Padres, o baile de Fandango no Carnaval é sempre um momento de pura nostalgia. Aos 61 anos ela lembra da infância, quando os pais, tios, primos e amigos festejavam o Carnaval com Fandango. “Era uma festa muito boa e tenho saudades daquela época. Hoje vim com minhas duas primas e não falto a um baile de Fandango”, disse a parnanguara, que se orgulha da cultura que a cidade possui. 

Mestre Nemésio lembra que o baile ocorre duas vezes por mês no Mercado do Café, fora do período de Carnaval. Ele comanda o grupo Pés de Ouro e agradeceu apoio para realização do evento “que serve para manter viva a nossa tradição”. “Graças a Deus temos o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura e Turismo, que sempre nos ajudam em eventos como os bailes”, salientou o fandangueiro. 

A comerciante Alcione Martins Mendes acompanhou o baile e não teve tempo para dançar uma única música tocada pelo grupo Pés de Ouro. Ela, a filha e uma funcionária estavam se desdobrando para atender aos centenas de clientes que vinham ao seu balcão ou nas mesas de seu box no Mercado do Café atrás de bebidas, pastéis, bolinho de camarão e banana recheada. “Infelizmente não dá para dançar mesmo, mas a gente consegue faturar bem”, respondeu de forma bem humorada a comerciante. 

O cortejo real também esteve presente neste sábado. O Rei Momo e a Rainha do Carnaval dançaram Fandango e também aproveitaram esse evento tradicional. O baile do Fandango continua na programação do Carnaval Alegria que contagia neste domingo. A partir de 22h haverá apresentação novamente de um grupo de fandangueiros, no Mercado do Café.

Da Assessoria de Comunicação da PMP

Deixe o seu comentário