Mesmo com o predomínio do sol, as temperaturas não se elevam muito à tarde
Foto: Edye Fernandes

Uma massa de ar polar que atuará com mais intensidade a partir desta quinta-feira, 26, deve ser o prenúncio da temporada fria que está por vir. Segundo o SIMEPAR, será a primeira massa polar com características de outono/inverno a passar sobre o Brasil este ano.

De acordo com o SIMEPAR, o centro desta massa de ar frio de origem polar deve ficar por três dias sobre o continente, o que deve impulsionar o frio para o interior das regiões Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

Por causa das mudanças, os termômetros devem registrar recordes de baixas temperaturas em várias partes do País. No Sul, a previsão é de temperaturas abaixo de zero e geadas, pela primeira vez no ano.

No litoral, ventos costeiros contribuem para a elevação e agitação marítima.

Mesmo com o predomínio do sol, as temperaturas não se elevam muito à tarde, e são poucas as regiões que apresentarão máximas acima de 22 °C. Com a massa de ar estável, não há condição de chuvas, situação essa que se estabelece até o início da próxima semana. 

O frio segue intenso no Estado nesta sexta-feira, e deve ganhar ainda mais força em algumas cidades. Municípios entre Guarapuava e Palmas, podem ter registros negativos de temperatura, com formação de geadas nas primeiras horas da manhã. Como a massa de ar frio é também seca, o sol predomina no decorrer do dia e as temperaturas apresentam elevação um pouco mais significativa do que na tarde anterior, mas mesmo assim não faz calor.

Deixe o seu comentário