No dia 02 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorada no mundo todo desde 2008. O objetivo é conscientizar e chamar a atenção da sociedade para a questão do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No Brasil, a data foi oficializada pela Lei Federal nº 13.652/2018, sancionada pela então Presidente da República em exercício, Ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal. Ressalta-se que nosso país, inclusive, conta com uma legislação avançada em relação ao autismo, com destaque para a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei Federal nº 12.764/12 (Lei Berenice Piana) que, no § 2º, do art. 1º, esclarece que a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.
Durante toda a semana o Centro Municipal de Autismo de Paranaguá vem realizando palestras online sobre o tema com profissionais que atuam na causa. Psicóloga, advogada, assistente social, neuropediatra e terapeuta ocupacional participaram do evento. Todo o conteúdo está disponibilizado na página do Centro Municipal de Autismo no facebook.
A secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, destaca os investimentos na área. “A gestão municipal tem realizado investimentos importantes para que os alunos e as famílias autistas tenham tratamento adequado. O Centro Municipal de Autismo tem equipamentos e profissionais especializados que realizam um belo trabalho e trazer melhorias para todos aqueles que necessitam”, finalizou.
com informações da SECOM e Agências