Prefeitura de Paranaguá instalou iluminação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Passarela da Ilha dos Valadares está luzes azul para chamar atenção ao tema
Equipe do Centro de Referência ao Autismo

No dia 02 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorada no mundo todo desde 2008. O objetivo é conscientizar e chamar a atenção da sociedade para a questão do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No Brasil, a data foi oficializada pela Lei Federal nº 13.652/2018, sancionada pela então Presidente da República em exercício, Ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal. Ressalta-se que nosso país, inclusive, conta com uma legislação avançada em relação ao autismo, com destaque para a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei Federal nº 12.764/12 (Lei Berenice Piana) que, no § 2º, do art. 1º, esclarece que a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

reprodução PMP

Durante toda a semana o Centro Municipal de Autismo de Paranaguá vem realizando palestras online sobre o tema com profissionais que atuam na causa. Psicóloga, advogada, assistente social, neuropediatra e terapeuta ocupacional participaram do evento. Todo o conteúdo está disponibilizado na página do Centro Municipal de Autismo no facebook.

A secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, destaca os investimentos na área. “A gestão municipal tem realizado investimentos importantes para que os alunos e as famílias autistas tenham tratamento adequado. O Centro Municipal de Autismo tem equipamentos e profissionais especializados que realizam um belo trabalho e trazer melhorias para todos aqueles que necessitam”, finalizou.

com informações da SECOM e Agências 

Equipe do Centro de Referência ao Autismo

Deixe o seu comentário