Na reunião os moradores conheceram os trabalhos que a Prefeitura está realizando na localidade e pontuaram suas dúvidas

Na tarde desta terça-feira, 16, o prefeito de Paranaguá Marcelo Roque recebeu em seu gabinete representantes dos moradores na Ilha do Mel. Na pauta, vários assuntos de interesse da população. Além disso, foram informados diversos trabalhos atuais e projetos futuros para a localidade. 

Representantes das secretarias de Meio Ambiente, Urbanismo, Serviços Urbanos, Agricultura e Pesca e Cultura e Turismo também participaram do encontro. “Fiz questão de trazer nesta reunião essas secretarias para que pontuem o que está sendo feito na Ilha do Mel, possam fornecer esclarecimentos e sanar dúvidas dos moradores”, afirma o prefeito Marcelo Roque.

PLANO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

O secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura lembra que logo que a atual gestão assumiu, o prefeito pediu para que fosse feito um levantamento dos problemas enfrentados no município. “Infelizmente a Ilha do Mel passou praticamente 12 anos sem políticas públicas eficientes. Nesse período existia uma obrigação do Estado em revisar o Plano de Uso e Ocupação do Solo. Mesmo assim, o prefeito pediu que algumas medidas fossem tomadas, entre elas está esse Plano”, comenta. Ele explica que a revisão iniciou junto com o Ministério Público, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente. “Essa revisão é necessária para aparar dúvidas como as de gestão, ou seja, apresentar aos moradores de quem é a responsabilidade de cada situação como ocupação, água, lixo, podas de árvores, entre outras questões”, detalha Raphael Rolim de Moura. Com isso, os moradores saberão para quem recorrer em casos de problemas ou dúvidas.

O processo de revisão iniciou em 2017 e na próxima segunda-feira, 22, nova reunião ocorrerá entre a Secretaria de Meio Ambiente e o IAP. “Haverá ainda audiência pública com os moradores na localidade e conclusão possivelmente ainda este ano, da revisão do Plano de Uso e Ocupação do Solo”, informa o secretário. 

TRANSBORDO 

Conforme a lei ambiental que trata do transbordo de resíduos sólidos é proibido que hotéis, restaurantes e pousadas utilizem a estação de transbordo. “Pela lei é obrigatório que esses estabelecimentos comerciais contratem empresas para coleta com transporte e destino final do lixo. A Prefeitura de Paranaguá tem feito esse trabalho sem custo algum para a população. Fizemos o projeto de reforma das duas estações de transbordo tanto em Nova Brasília como em Encantadas”, salienta o secretário de Meio Ambiente. As estações contarão com espaço adequado com telas de proteção, mais altas, entre outras ações.

FLUTUANTE

Os moradores pediram que fosse retirado o flutuante localizado na Ilha do Mel. Ficou acordado que a Associação de Moradores da Ilha do Mel encaminhará ofício à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca solicitando a retirada, mas a solicitação já foi aceita e será realizada. 

TEMPORADA DE VERÃO

Os moradores solicitaram que mais atividades ocorram no período de verão quando o espaço recebe milhares de turistas e receberam a informação do prefeito e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que haverá atividades esportivas - por meio da Secretaria Municipal de Esportes - e culturais com maior frequência nos meses de verão. Lembraram ainda que algumas atividades têm sido realizadas também na baixa temporada. 

Os investimentos em saúde e educação também foram lembrados e elogiados pelos representantes dos moradores presentes na reunião. “Trazemos as reivindicações, mas também lembramos o que tem sido feito e estamos contentes com os investimentos em limpeza, saúde e educação na Ilha do Mel realmente tem sido um ótimo trabalho”, salienta Felipe Gonçalves, secretário da Associação de Nativos da Ilha do Mel. Acompanhado de Luan Gonçalves morador na localidade, além de Alcione Valentim presidente da Cooperativa de Táxi Náutico da Ilha do Mel, entre outros moradores, Felipe levou ao conhecimento do prefeito uma lista de dúvidas e necessidades apontadas pelos residentes. “Todas as perguntas foram respondidas. O que ainda não está sendo feito já faz parte de projetos que estão iniciando. Foi uma reunião bastante produtiva. Estamos aqui para trabalhar e buscar atender as demandas da população na medida que for possível. A Ilha do Mel ficou por muito tempo esquecida e nosso intuito e levar maior qualidade de vida em todas as ilhas pertencentes ao Município de Paranaguá”, ressalta o prefeito Marcelo Roque.

A Ilha do Mel é um território da União que, por sua vez, atribuiu ao Estado do Paraná sua administração. 

Além dos moradores e representantes da Ilha do Mel, a reunião contou com os secretário Felipe Constantino (Urbanismo), Cleomir dos Santos (Serviços Urbanos), Raphael Rolim de Moura (Meio Ambiente), Morgana Gonçalves (Agricultura e Pesca), Fernanda Inasaris superintendente e Cristiane Furuzawa (Cultura e Turismo).

SECOM

Deixe o seu comentário