A Casa da Mulher vai atender mulheres vítimas de violência como um espaço de referência e acolhimento.
Diante dos números crescentes de medidas protetivas e o número de casos de violência contra as mulheres parnanguaras, a atual gestão planejou um espaço que possa atender de forma integrada estas famílias. “Se tornará um local de referência em um momento de urgência e necessidade. Será um local humanizado com serviços integrados que possam dar suporte à mulher e seus filhos diante de uma situação de conflito”, disse o prefeito Marcelo Roque durante a solenidade de assinatura que aconteceu hoje (31), na sede da prefeitura.
“Nossa função é atender a população diretamente e estamos promovendo ações com um novo restaurante popular na região do Porto Seguro, com as várias políticas de ação social voltadas para crianças, jovens, adultos e idosos, com a criação da Secretaria da Mulher e até a escolha de mulheres liderando muitas das nossas secretarias”, reforçou o prefeito durante a cerimônia.
A Casa da Mulher contará com atendimento socioassistencial, patrulha Maria da Penha – também implantada pela atual administração – equipe da secretaria de Saúde, entre outros profissionais que atuam em políticas intersetoriais e institucionais da Prefeitura de Paranaguá.
“Com certeza será um local humanizado, com serviços integrados que possam dar suporte a mulher e seus filhos diante de uma situação de conflito”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga. A Casa da Mulher será construída pela Secretaria de Assistência e terá seus serviços compartilhados com a Secretaria da Mulher, da Segurança e Saúde.
“A cada dois dias, uma mulher é vítima de agressão verbal ou física em Paranaguá e temos mais de 500 medidas protetivas sendo atendidas pela Patrulha Maria da Penha. São números alarmantes e por isso que lutamos para que a Casa da Mulher viesse a se tornar uma realidade em nosso município”, destacou a secretaria da Mulher, Vandecy Dutra.
A iniciativa coloca Paranaguá como referência para outros estados e cidade, uma vez que apenas Curitiba, no Paraná, tem este tipo de estrutura montada. Esta referência foi reforçada pela secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared. “Paranaguá, realmente, é exemplo para outras cidades. É uma das 17 cidades, dos 399 municípios do Paraná, que tem a Secretaria da Mulher criada e esta tem sido uma gestão voltada para o cuidado com as mulheres”, complementou.
Investimento
O município estará fazendo um investimento de R$ 1.178.709,41 na construção da obra que terá dependências para as mulheres, seus filhos e até pets. “Muitas mulheres não saem de casa porque não tem para onde ir, e a Casa da Mulher vem para dar esta segurança”, lembrou Ana Paula Falanga.
Durante a solenidade, também foi anunciado o objetivo de estender o uso da Casa da Mulher para os demais municípios do Litoral por meio de convênios.
A solenidade foi acompanhada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paranaguá, Matsuko Barbosa, secretários municipais, servidores e pelos vereadores Isabelle Dias, Manoel Aleixo, Júnior Leite, Renan Brito, Mael e Jean Domingues e pelo presidente do Legislativo, Fábio Santos.
Fábio Santos lembrou que a Câmara criou a Procuradoria da Mulher e tem colaborado com o Poder Executivo para a promoção destas políticas públicas. “Durante a última solenidade que estivemos junto ao Governo do Estado, foi lembrada sobre a criação da Secretaria da Mulher com orçamento próprio. E a Câmara de Vereadores tem participado de todo este processo”, finalizou Santos.