2018 é o ano do turismo religioso e o município aproveita para aperfeiçoar os conhecimentos

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) participa do Fórum Paranaense de Turismo Religioso que acontece no Sebrae PR, em Curitiba. O público formado por empreendedores, autoridades e entidades religiosas debate a qualificação do turismo religioso no Paraná, além da valorização do patrimônio histórico-cultural. 

Na manhã desta quinta-feira, 18, aconteceu o Momento Inter Religioso com a presença de diversos segmentos de matrizes religiosas. Representantes das igrejas: evangélicas, messiânicas e católicas, além de líderes do islamismo, indígena, budismo, afro, judaísmo e espírita apresentaram suas experiências. 

O presidente do Paraná Turismo, o professor Jacó Gimennes, explicou que o ano do turismo religioso surgiu por que o Paraná é um estado de fé. “As demonstrações estão por todos os cantos e de todas as formas. O evento quer congregar com os municípios e demais atores deste segmento, além de divulgar ações, potenciais e produtos, para se tornar um importante instrumento de conhecimento”, disse. 

Entre as diversas potencialidades, a Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá promove e apoia diversas ações de fomento ao turismo religioso. O espetáculo da Paixão de Cristo, o apoio a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, Marcha para Jesus da Associação dos Ministros Evangélicos, Festa de Nossa Senhora do Rosário, Congresso de Missões e Evangelismo da Igreja Assembleia de Deus e a Festa em Louvor à Padroeira do Estado Nossa Senhora do Rosário do Rocio. 

Na solenidade de abertura do Fórum, o coordenador do ano do Turismo Religioso, Pedro Kempe, destacou a importância que todas as religiões possuem para o desenvolvimento da marca no Paraná. “Precisamos nos qualificar e profissionalizar para garantir ainda mais a produção de um turismo melhor para todo o Estado”, comentou.

Profissionalização e CADASTUR

De acordo com o Ministério do Turismo, o CADASTUR é um caminho que promove o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. 

Secultur no Fórum

Uma comitiva de Paranaguá participa do evento que promove também o intercâmbio de informações. O técnico em turismo, João Guilherme, a diretora de Promoções Turísticas, Aline Pschera e a superintendente de Qualificação e Promoção do Turismo, Fernanda Inasaris, estão presentes. O Santuário do Rocio está representado pela turismóloga Danniela Maria Pereira. 

“Paranaguá conta com inúmeros atrativos religiosos e participamos com o objetivo de angariar ideias e trocar informações com municípios vizinhos. Em breve, acontece a Festa de Nossa Senhora do Rocio, a terceira maior festividade religiosa do Brasil, e nos preparamos para este momento”, finaliza Fernanda Inasaris.

SECOM

Deixe o seu comentário