As oficinas promovidas na 1ª Jornada Municipal de Comunicação renderam o uso das teorias na prática. Os participantes da oficina “Criação e produção de um programa de Rádio” conheceram o estúdio de rádio da emissora Difusora, obtiveram conhecimento técnico, gravaram um programa feito por eles mesmos e deram entrevista ao radialista Larry César durante o workshop.
Emanuel Andrade e Flávia Adans foram os responsáveis pelo repasse das informações e pela organização da oficina. “Foi gratificante perceber que repassamos conhecimento”, disse o radialista e acadêmico de Jornalismo, Emanuel. “Com certeza, eles (os participantes) tiveram a oportunidade de saber como é trabalhar numa emissora de rádio”, completou a jornalista Flávia Adans.
Na oficina de Educomunicação, ministrada pela secretária de Comunicação, Camila Cordeiro Roque, o público-alvo foi de professores e educadores do município, que puderam conhecer a nova tendência que une educação e comunicação. Durante a manhã, foram apresentados vídeos, dinâmicas e até pré-projetos que podem vir a se tornarem realidade em 2019. “É uma troca de conhecimentos e experiências, já temos o aval da Secretária de Educação Vandecy Dutra para colocar em prática, e tenho certeza de que teremos muito sucesso nessa nova proposta”, disse Camila.
“Na prática: produção e direção audiovisual” foi a outra opção de oficina oferecida durante a Jornada, ministrada pelo produtor por Otávio Sauebier. Os inscritos aprenderam como usar uma câmera, os tipos de gravações que podem ser feitas e ainda, ficou a cargo deles, a gravação e edição de um vídeo ao final da oficina.
“A nossa turma colocou em prática todos os conceitos básicos da fotografia. Saímos da Casa Cecy e fomos para a rua fotografar, experimentar a luz e as ferramentas que as máquinas fotográficas oferecem nos dias de hoje”, destacou o jornalista Leonardo Barbosa que ministrou a oficina “Introdução à fotografia”.
A acadêmica de publicidade e propaganda, Maria Eduarda Jorge participou da oficina “Publicidade e Propaganda: gatilhos mentais para influenciar o público”. Durante a oficina, o ministrante, Jean Batista Berti, deu oito gatilhos mentais que são usados no marketing digital nos dias atuais. Logo após passar os conceitos, os inscritos se reuniram para usar alguns destes gatilhos numa peça para internet. “Aprendemos e colocamos em prática na hora. Foi muito bom”, disse.
COM INFORMAÇÕES DA SECOM