Descentralização tem como objetivo facilitar a vida dos usuários, que agora não precisam mais se deslocar até a sede da Secretaria de Saúde, na avenida Gabriel de Lara.

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) descentralizou recentemente a emissão do Cartão do SUS. Antes feita somente na sede, localizada na avenida Gabriel de Lara, agora o cidadão pode procurar 9 das 14 unidades básicas de saúde espalhadas pela cidade e zona rural para fazer o documento. É facilidade para o usuário.

Desde o início de janeiro o Cartão do SUS está sendo emitido nas seguintes unidades: Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes), Vila do Povo, Vila Guarani, Araçá, Alexandra, Vila Garcia, Serraria do Rocha, Santos Dumont e Jardim Iguaçu. Também passarão a emitir em breve os postos do Bangu, Divinéia e CAIC. 

“Era um problema crônico que percebíamos diariamente e que dificultava nossa equipe do Departamento de Assistência à Saúde (DAS), na Semsap, na avenida Gabriel de Lara. Como é realizada a marcação de exames e consultas de média e alta complexidade no sistema nacional e estadual de regulação o volume de trabalho é grande e a emissão do Cartão do SUS gerava um transtorno. Por isso resolvemos facilitar para o cidadão e realizar essa mudança”, explica o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira. 

O Cartão do SUS é uma ferramenta criada pelo Governo Federal para organizar e registrar todos os atendimentos médicos e hospitalares no país realizados através do Sistema Único de Saúde. É uma espécie de prontuário eletrônico do cidadão, com histórico que consta data de atendimento, a unidade de saúde e o que motivou o procedimento. A intenção foi unificar uma série de bases de informações já existentes. Vale lembrar que até usuários da rede privada de saúde devem fazer o documento. 

SERVIÇO

Para emitir o Cartão do SUS o usuário deve estar munido dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, PIS (caso possua) e comprovante de residência.

SECOM

Deixe o seu comentário