Muitos shows e diferentes pratos com o pescado fazem parte do evento tradicional

Na noite desta quinta-feira, 28, o prefeito Marcelo Roque abriu oficialmente a 8.ª edição da Festa Nacional da Tainha em Paranaguá. O evento tradicional conta com o prato principal preparado de várias formas, além de outras guloseimas, shows e cultura. Além de estar na sua 8.ª edição nacional, a festividades acontece há muito mais tempo e é comemorada a 33.ª edição da Festa da Tainha, 41.ª Festa do Pescador, além da 10.ª Feira Regional da Tainha. 

“Este é um evento muito importante para a cidade. Os parnanguaras e visitantes aproveitam os shows e a boa comida servida em uma estrutura montada na Praça de Eventos Mário Roque, enquanto os pescadores são valorizados e têm a oportunidade de fazer renda com seu trabalho. É uma festa maravilhosa e tradicional em Paranaguá que faz muito sucesso”, salienta o prefeito Marcelo Roque.

A solenidade de abertura contou ainda com a presença de secretários municipais, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Sargento Orlei e o vice-prefeito Arnaldo Maranhão. “Ficamos felizes porque a Festa Nacional da Tainha já iniciou com sucesso de público e com profissionais motivados a preparar os deliciosos pratos a base daquela que é a principal desta festa: a tainha. Esperamos que as pessoas se divirtam, aproveitem com suas famílias neste evento que valoriza nossa cultura e tradição caiçara”, ressalta Arnaldo Maranhão.

Na noite de estreia da festa, o Grupo de Fandango Mestre Brasílio levou o som da rabeca aos presentes. Em, seguida a noite se agitou com a dança, alegria e a voz de Fernanda Liz. “Tivemos um grande público tanto na área gastronômica da festa como na praça, em frente ao palco. Montar uma festa como esta não é uma tarefa fácil. Há uma grande estrutura, treinamentos, estandes, seleção de ambulantes e muitos outros detalhes fundamentais, mas é gratificante vermos a empolgação de todas as equipes e secretarias envolvidas. Agradecemos aos servidores, secretários e ao prefeito Marcelo Roque pelo empenho e apoio no evento”, enfatiza o secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo. 

“Mais uma vez contamos com a união das secretarias neste evento tradicional e de grande porte. A Festa da Tainha valoriza o trabalhador, as raízes caiçaras da cidade, gera movimentação no município e traz resultados positivos a Paranaguá. Estamos muito felizes e sentimos que esta festa baterá o recorde de vendas de tainha e número de público”, avalia Morgana Gonçalves, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

Diferentes receitas com o peixe são comercializaras na festa. Entre os pratos, a tainha recheada, defumada, a parmegiana e ensopada. Além do pescado, os consumidores encontrarão o camarão na moranga, petiscos de camarão, peixes, ostras, entre outros frutos do mar.

Toda a estrutura do evento é garantida pela Prefeitura de Paranaguá, como a montagem de palco, stands, seleção de ambulantes, Guarda Municipal fazendo a segurança, equipe da Secretaria Municipal de Saúde para atendimento emergencial, equipe de fiscalização da Vigilância, iluminação adequada, entre outras estruturas disponibilizadas para trabalhar do dia 28 de junho até o dia 8 de julho, quando termina mais uma edição da tradicional festa.

São 16 boxes utilizados pelas famílias dos pescadores das comunidades pesqueiras da Baía de Paranaguá, Pontal do Paraná e Barra do Sul em Santa Catarina. Famílias de Paranaguá, Amparo, Ponta de Ubá, Ilha das Peças, Piaçaguera, Ilha do Teixeira, além da Ilha do Mel (Encantadas e Brasília) participam do evento.

SECOM

O Nosso Paraná fez a transmissão ao vivo

Deixe o seu comentário