Campanha segue até 31 de março, mas pedido é para que pessoas entre 9 e 45 anos incompletos procurem as unidades de saúde o quanto antes.

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) divulgou nesta quarta-feira (15) os dados da vacinação contra a dengue em Paranaguá. Os números são do balanço realizado até 17h do dia 14 (terça-feira) e apontam que até agora apenas 12.635 pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias procuraram as unidades de saúde para tomar a segunda dose. 

Isso representa apenas 22,9% da meta definida para a campanha, que é aplicar as mesmas 55.120 vacinas em quem tomou a primeira dose, entre agosto e setembro do ano passado. A campanha foi iniciada dia 3 e segue até 31 de março.

O número é bem inferior quando se trata das pessoas que procuraram as unidades de saúde para tomar a primeira dose. Foram apenas 2.270 doses aplicadas até agora, mas o público alvo é de aproximadamente 35 mil pessoas. Ou seja, foram cerca de 6% da meta definida, até agora, segundo dados divulgados pela Semsap. 

Como restam apenas 15 dias para o final da campanha de vacinação com os números apresentados o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, demonstrou preocupação e pediu para que o público-alvo procure as unidades de saúde o quanto antes. 

Além da vacinação, que é oferecida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura de Paranaguá também está tomando outras providências para evitar que Paranaguá tenha novamente outra epidemia de dengue, como a que ocorreu no ano passado e gerou 30 mortes. Uma delas é o trabalho dos agentes de endemias, que visitam os bairros diariamente vistoriando casa por casa para verificar se há presença de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Eles também estão aplicando inseticida com bomba costal, para eliminar o inseto na forma adulta (voando).

Deixe o seu comentário