Secretários municipais participam do curso sobre o Plano Plurianual que serve para direcionar as ações e os objetivos do município e estabelecer metas para os próximos quatro anos (2018 a 2021), com proposições de como cumpri-las.
Além do curso que foi promovido nos últimos dois dias – 2 e 3 de agosto- no auditório da Paranaguá Previdência, também foram promovidas reuniões com os secretários e, ainda, individualmente, para o trabalho de elaboração do Plano Plurianual (PPA).
“A capacitação aos responsáveis pela elaboração do PPA é muito importante. Ela vem para somar e passar mais conhecimento e informações sobre como planejar os programas e ações para os próximos anos”, explicou Ariana França Ziesemer, Superintendente de Orçamento.
O prefeito Marcelo Roque destacou a importância do trabalho realizado pela equipe neste primeiro semestre. “Todos os secretários estão presentes e acompanhando o curso de uma empresa que tem muito conhecimento na área”, destacou o Chefe do Executivo.
Para o secretário municipal da Fazenda, Maurício Coutinho, é importante, também, receber este tipo de orientação e garantir que os demais secretários também tenham mais conhecimento para que os próximos anos possam fluir com mais tranquilidade e atendendo à população de Paranaguá.
Publicidade
Curso
O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto e recomendado pelo artigo 165 da Constituição Federal de 1988, e também é ele que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de 4 anos, organizando as ações do governo municipal.
É também o PPA que dá suporte às leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e às Leis Orçamentárias Anuais (LOAS) que especificam onde e como os recursos do Governo são aplicados a cada ano. Mas acima de tudo, o PPA é um momento estratégico para que a Prefeitura possa reunir seu time, apresentar os pontos relevantes do plano de governo e fornecer as diretrizes para o trabalho do secretariado e dos dirigentes municipais.
O primeiro dia do curso foi destinado ao planejamento em políticas públicas e o Plano Plurianual e o segundo dia foi destinado a como diagnosticar problemas e orientar a construção de políticas públicas.
Os temas foram abordados por profissionais da gestão pública como o professor Paulo de Tarso Corte que é especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo e acumula mais de 20 anos de experiência no setor público e atua como consultor sênior na área de planejamento estratégico situacional e gestão pública municipal. E o professor Marcos Pó que tem mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo pela FGV/SP.
O curso promovido pela Prefeitura, nesta semana, foi executado pela Oficina Municipal que é uma Escola de Cidadania e Gestão Pública que realiza atividades de formação humana e capacitação técnica voltadas às pessoas que se dedicam à gestão de políticas públicas municipais.
Fonte: SECOM