Evento tem como objetivo promover palestras, discussões, reflexões e compartilhar experiências de ações e estilo de vida saudável

No dia 6 de novembro, a partir das 8h, no Teatro Rachel Costa, a Secretaria Municipal de Educação (Semedi) realizará o I Seminário Intermunicipal com o tema Programa de Atenção à Saúde e ao Trabalho do Professor – Desafios e Possibilidades.

A Semedi iniciou em 2017 o planejamento e o desenvolvimento de ações visando a atenção e a promoção da saúde do professor numa visão biopsicossocial. O Programa tem realizado várias atividades e reflexões sobre as causas que levam ao adoecimento físico e mental e que interferem no desempenho profissional docente.

A equipe do programa atende as instituições de ensino no sentido de dialogar com os professores da Educação Básica, buscando estratégias para entender e atuar nas causas que prejudicam a relação saúde e trabalho do profissional, considerando o processo biopsicossocial. Conforme o programa, as condições de trabalho e de vida dos professores influenciam significativamente no crescente número de profissionais afastados das salas de aula por depressão, transtorno de pânico, dificuldades osteomusculares, câncer e outros problemas de saúde.

O I Seminário Intermunicipal do Programa de Atenção à Saúde e ao Trabalho do Professor Municipal tem a finalidade de potencializar as ações do Programa. “É crescente o número de professores afastados das salas de aula e o programa preocupa-se com o cuidado à saúde dos profissionais da Educação, realiza inúmeras possibilidades para atuar nas causas que prejudicam de forma geral o ambiente escolar. Temos o compromisso de cuidar de quem diariamente se dedica a educar nossos alunos e merece atenção e valorização. O programa é exclusivo desta gestão e inédito no país”, ressalta a secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra.

O PROGRAMA

O Programa de atenção à saúde e ao Trabalho do Professor, foi constituído em caráter intersetorial por profissionais da Prefeitura de Paranaguá por meio das secretarias de Educação e Saúde contando também com parceiros da iniciativa pública e privada para atuar na prevenção e promoção da saúde. Oferta serviços de Psicologia e Psiquiatria, por meio do Centro Municipal de Avaliação Especializado (CMAE), desenvolve ações que visam potencializar a melhoria da qualidade de vida, das relações interpessoais e do bem-estar biopsicossocial do professor, pedagogo e diretor que compõem o quadro das Unidades escolares e Centros de Educação Infantil.

SEMINÁRIO

O seminário tem como objetivo promover palestras, discussões e reflexões sobre a temática Trabalho e Saúde do Professor e compartilhar experiências de ações e estilo de vida saudável.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

8h - Credenciamento

8h30 - Abertura

8h40 - Momento Cultural: Coral de seis vozes

8h50 - Apresentação do Programa de Atenção à Saúde e ao Trabalho do Professor Municipal.

9h - Palestra com Marcos Signorelli- Doutor e Pós doutor em Saúde Coletiva com o tema “Relações interpessoais no ambiente de trabalho”

10h – Palestra com Cristiane Páris- Pedagoga, Bióloga e Especialista em Psicomotricidade Relacional com o tema “A contribuição da Psicomotricidade Relacional no trabalho docente”

11h - Palestra com a Dr.ª Ana Carolina na área de Ginecologia e obstetrícia, especialista em mastologia com o tema “Saúde como um ato de amor”

14h – Retorno com o Momento Cultural - Coral da UNATI

14h30 – Palestra com o SESC

15h30 – Palestra com a fisioterapeuta Tainá Ribas, doutora em atividade física e saúde com o tema “Promoção de saúde e qualidade de vida”

16h30 – Palestra com Evaldo Ribeiro Júnior, professor da UFPR em Licenciatura de Educação Física e doutor em Biologia Celular e Molecular com o tema “A importância da atividade física”

17h30 - Café

18h- Roda de conversa com o tema "A Saúde do Professor em debate: um olhar multiprofissional" com os profissionais: secretária de Educação Vandecy Silva Dutra especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Atendimento Educacional Especializado, Gestão Educacional para a Diversidade e Inclusão e Mestre em Ciências Ambientais, Khalsa Kaur, terapeuta Ayurvédica e instrutora de Yoga, Micaela de Goes Boaventura possui Graduação em Saúde Coletiva e é Mestre em Ciências Ambientais, Pastoral da Educação, Amanda Roque idealizadora do Projeto Patas do Bem, Divisão da Saúde Ocupacional com Dielle Assistente Socila e Andreia Enfermeira

18H30 - Momento cultural Grupo de Dança Renata Cunha

19h- Palestra com a psicóloga Luciene Cristina Fermiano com o tema “Bem-estar do educador, ferramenta fundamental para o sucesso profissional”

20h Palestra com Dieikson de Carvalho com o tema “A saúde emocional do Professor”

PÚBLICO ALVO:

Professores, pedagogos, gestores, educadores da Rede Municipal de Paranaguá;

Profissionais da área da Saúde;

Professores municipais representantes dos municípios vizinhos, Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba;

Acadêmicos de Graduação do Curso de Pedagogia, e Psicologia e de Pós-Graduação em Psicopedagogia.

informações da SECOM

Deixe o seu comentário