A data 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas dos Acidentes e Doenças do Trabalho

28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas dos Acidentes e Doenças do Trabalho. Em lembrança à data e para debater a importância da segurança no ambiente de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde em parceria com a 1.ª Regional de Saúde, realizará um encontro com representantes de órgãos ligados ao assunto.

Na pauta, será abordada a obrigatoriedade das notificações de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho pelos serviços de saúde públicos e privados.

Conforme a Vigilância em Saúde, todo acidente de trabalho deve ser notificado, pois o conhecimento dos riscos e agravos à saúde relacionados ao trabalho é fundamental para o planejamento das ações de assistência, de vigilância e de intervenção sobre os ambientes de trabalho.

O encontro que destaca a Campanha “Abril Verde” acontece no dia 28, na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 9h. Foram convidados representantes de órgãos de saúde públicos e privados.

REFLEXÃO

O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, surgiu no Canadá. A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. Em 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei n.º 11.121.

Jornalista: Flávia Adans

Deixe o seu comentário