Iniciativa visa oferecer mais qualidade de vida às cerca de 110 pessoas residentes dos 4 lares de Paranaguá.
pmp

Atendendo solicitação do Ministério Público Estadual a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta semana curso de capacitação para cuidadores de idosos que atuam em asilos de Paranaguá. As aulas começaram nesta terça-feira (2) e seguem até amanhã, no auditório do Edifício Mário Manoel das Dores Roque, sede da pasta. 

Participam 45 pessoas, dos 4 asilos de Paranaguá, sendo dois deles filantrópicos (São Vicente de Paulo e Abrigo dos Idosos) e dois particulares (Recanto Feliz, no Parque São João, e Nossa Senhora do Rocio, no bairro Campo Grande). Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMPDI) também estão acompanhando. 

As aulas são oferecidas pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde. São profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Nutrição se revezando para passar os conhecimentos necessários para oferecer mais qualidade de vida aos 110 idosos que vivem em lares de Paranaguá, com idade entre 62 e 99 anos. “Os cuidadores de idosos têm uma missão importantíssima e estamos oferecendo esse curso para que essa população viva bem”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro. 

O presidente do CMPDI, Ariosmar Jorge, que também é diretor de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, que cuida dos idosos, viu o curso como “uma iniciativa muito positiva”. “Agradecemos essa visão do Ministério Público e esse suporte da Secretaria de Saúde para proporcionar uma melhor qualidade no atendimento aos nossos idosos. Não sabíamos tanto o quanto estamos aprendendo”, revelou o dirigente. 

Segundo Ariosmar Jorge, entre os cuidadores que fazem o curso 95% possui formação para exercer a função. Entretanto, além de se atualizarem, há aspectos técnicos que estão sendo levantados que muitos não conheciam. “Além de trazer mais qualidade de vida aos nossos idosos também melhora a qualidade da atividade profissional que essas pessoas prestam”, avaliou. 

Bárbara Albuquerque acompanha a rotina de atendimento dos idosos do Asilo São Vicente de Paulo, como assistente social. Sua formação lhe permitiu entender de direitos e legislação, mas hoje ela diz ter mais condições de entender os sinais que os idosos apresentam em determinadas situações. “Tinha um conhecimento superficial sobre a questão dos cuidados, mas com o curso ficou muito profundo. Agora consigo identificar melhor esses sinais e fazer os encaminhamentos”, declarou a profissional. 

O tratamento a essas pessoas demanda muito cuidado, lembra Bárba Albuquerque. “Muitos são cadeirantes, usam fraldas, não tem independência. Para os cuidadores esses conhecimentos são ótimos. Na hora do banho ou na alimentação tem que haver acompanhamento e uma atenção especial, para evitar que caiam ou saber agir caso se engasguem, por exemplo”, declarou a assistente social, que afirma que cerca de 75% dos idosos sob os cuidados do asilo que atua não tem familiar, embora haja esforço para restabelecer o vínculo.

ABORDAGEM DO CURSO

O curso para os cuidadores de idosos tem uma abordagem prática, para orienta-los sobre o dia-a-dia do atendimento a uma pessoa com idade avançada. Na área de Fisioterapia estão sendo tratados temas de anatomia e fisiologia do envelhecimento, prevenção de acidentes, primeiros socorros e prevenção de úlceras de decúbito, acessibilidade, prevenção de quedas, curativos, cuidados com material perfuro-cortante e cuidado com a pele. 

Estão sendo oferecidos ainda conhecimentos de higienização, vestuário, banho e aspiração. As principais patologias do envelhecimento estão entre os temas oferecidos no curso, como Mal de Alzheimer, Parkinson, Pneumonia, Infecção Urinária e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na área de Fonoaudiologia haverá principais sinais e dificuldade de deglutição na hora da alimentação. 

Para a Psicologia serão tratados temas como ética e legislação do idoso, integração social, autonomia e lazer e depressão na terceira idade na institucionalização. Já na Nutrição serão abordados assuntos como alimentação saudável e hipercalórica na terceira idade, alimentação e as principais patologias, diabetes, hipertensão, demência e osteoporose.

SECOM

Deixe o seu comentário