Ação ocorreu em três pontos da cidade e resultou na entrega de sacos de lixo e também material informativo

A Secretaria Municipal de Saúde realizou recentemente pedágio informativo para conscientizar a população sobre dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Motoristas e pedestres receberam dos agentes de combate a endemias sacos de lixo e também material informativo. A medida visa a prevenção e foi organizada pela Superintendência de Vigilância em Saúde. A Secretaria Municipal de Segurança Pública deu apoio, já que guardas civis municipais estavam presentes para ajudar a organizar o trânsito. 

A ação ocorreu em três diferentes pontos da cidade: sinaleiro da Bento Munhoz da Rocha Neto com Roque Vernalha, na cabeceira da passarela e também na Praça Ciro Abalém, na Ilha dos Valadares. “Realizamos esse pedágio para conscientizar nossa população sobre a importância de manter suas casas sem criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor dessas doenças”, salientou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro. 

Levantamentos recentes realizados pelo Departamento de Dengue apontam Paranaguá com risco médio de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliniz Mendes, a situação é preocupante porque há registro de criadouros do vetor em todas as regiões da cidade. “Nossa cidade registrou uma epidemia de dengue em 2016 que fez 29 mortos. Não podemos nos esquecer disso e nos manter em alerta”, declarou a superintendente. 

“Esses mesmos agentes de endemias que participaram desse pedágio são os que percorrem as casas levando as orientações à nossa população, para não manter criadouros do mosquito. É importante essa vigilância, pois sem água parada para se procriar este vetor não vai atingir nossa população”, completou a secretária, que lembrou ainda que estão sendo feitas as notificações de cidadãos que insistem em não manter seus quintais sujos. 

Reprodução

Nesta semana o prefeito Marcelo Roque determinou aos secretários municipais que façam o “dever de casa”, verificando a situação dos prédios públicos. “Temos que dar o exemplo e manter nossos prédios sem criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Cabe à nossa população também fazer sua parte e ajudar nesta luta. É uma responsabilidade de todos”, completou o prefeito.

SECOM

Deixe o seu comentário