Em sua quarta edição, a Remada Ambiental será realizada no dia 26 de março e tem como objetivo recolher resíduos em um percurso de 10km no Rio Itiberê, em Paranaguá

       A Remada Ambiental - evento de conscientização e limpeza do Rio Itiberê - será promovido pela TCP, Terminal de Contêineres de Paranaguá, no próximo dia 26 de março, das 8h às 12h. Para a ação, mais de 30 embarcações sairão da Praça Mário Roque, em Paranaguá, para percorrer um trajeto de 10km de caiaque, canoa ou stand up paddle, recolhendo resíduos ao longo do Rio Itiberê e manguezais da região. Este evento faz parte da Semana Interna do Meio Ambiente da TCP, realizada entre os dias 23 e 26 de março, que busca conscientizar os colaboradores e a comunidade sobre os impactos ambientais causados pela destinação incorreta de resíduos e está dentre os 60 projetos socioambientais em andamento pelo terminal. 

            Entre os anos de 2018 e 2020, mais de uma tonelada de lixo foi retirada do rio no acumulado das edições anteriores da Remada Ambiental. A TCP vê como principal objetivo dessa ação uma forma de conscientizar os moradores da região sobre os seus impactos sobre o meio ambiente. “Sabemos que o volume de resíduos presente ao longo do Rio Itiberê infelizmente está muito acima da quantidade que conseguimos retirar, mas, mesmo que a ação seja pequena se comparada ao tamanho da região, ficamos contentes em poder mobilizar nossos colaboradores em prol do meio ambiente e de nosso município como um todo. Esperamos que ações como essa sirvam para dar visibilidade à importância da correta segregação de resíduos por parte de todos nós, seja dentro da empresa ou em nossas casas”, explica Thomas Lima, Diretor Comercial e Institucional da TCP.

            O evento terá início às 8 horas e contará com um exercício de alongamento realizado pela equipe do SESC e, após a remada, os participantes poderão desfrutar de um delicioso café, marcando o encerramento das atividades às 12h. As inscrições para participar da Remada Ambiental são gratuitas, e deverão ser realizadas através de um formulário online, que pode ser acessado pelo link disponível nas redes sociais do Terminal. A preferência será para colaboradores da TCP, porém também estão abertas ao público em geral, contanto que leve sua própria embarcação. Os primeiros 100 inscritos receberão um brinde especial, e, caso estes faltem no dia do evento, o brinde é automaticamente transferido para o próximo na ordem de inscrição.

            Além da Remada Ambiental, a IV Semana Interna do Meio Ambiente contará com palestras, oficinas - uma delas sendo o monitoramento de cetáceos/botos - e uma exposição de Educação Ambiental Marinha, que ocorrerá durante os três dias, em conjunto com o Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR). As inscrições para as palestras, oficinas e exposição poderão ser feitas na recepção do prédio administrativo da TCP e são restritas aos colaboradores da empresa. 

da Assessoria

Deixe o seu comentário