Na manhã desta quarta-feira, 31, o prefeito Marcelo Roque convocou reunião com as lideranças sindicais da área portuária e o diretor superintendente Comercial da TCP, Juarez Moraes e Silva, para auxiliar nas conversas de negociações das categorias. Os trabalhadores que atuam no porto são numerosos e movimentam a economia da cidade, por este motivo o prefeito espera que as partes cheguem a acordos que beneficiam a todos.
Esta reunião foi um fato inédito em Paranaguá com a presença dos representantes dos sindicatos da área portuária, cooperativas, empresa e a secretaria municipal de Comércio, Industria e Assuntos Sindicais (Semtra). Os trabalhadores portuários mostraram preocupação em relação ao futuro, diante das recentes modificações no comando do terminal privado.
O prefeito Marcelo Roque afirma que os Trabalhadores Avulsos Portuários (TPAs) são fundamentais para o serviço portuário e também para a cidade com a geração de emprego e renda. “Se o Estado do Paraná bate recordes no Porto é graças a esses trabalhadores. Procuramos auxiliar no processo de negociação de cada categoria, pois a cidade ganha quando está tudo bem com a faixa portuária”, declara o prefeito.
Para o presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e da Intersindical, João Lozano, esta reunião foi importante para mostrar a união dos trabalhadores e para que as negociações possam avançar. “Cada sindicato tem a sua particularidade, estamos trazendo isto para um contexto único para reivindicarmos o direito de todos. É importante a união dos sindicatos, semtra e prefeitura para que as negociações avancem, isto beneficia a cidade como um todo”, comenta.
O diretor superintendente Comercial da TCP, Juarez Moraes e Silva, esclareceu diversas dúvidas e se comprometeu a ficar à frente das negociais de cada sindicato. “Com a troca de comando na empresa é natural que muitas dúvidas surjam, estamos em um momento de transição, mas é importante ressaltar que a empresa respeita os trabalhadores e tem projetos de investimentos para serem realizados na cidade e no Estado”. O diretor ainda parabenizou a iniciativa do prefeito em intermediar esta reunião. “A liderança do prefeito alcançou diversas conquistas e esta é mais uma delas, esta reunião é histórica, nos 20 anos que estou em Paranaguá nunca houve isto. Tenho a certeza iremos buscar as melhores soluções para todos”, encerra o representante da TCP.
Estiveram presentes na reunião o secretário de Trabalho, Comércio, Industria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque; o representante do Sindicatos dos Conferentes, Sintraport, Sindacapp, Sindicato do Bloco, Coopanexo, Sindicam Paranaguá, Sindestiva, Conserpar, Sindestiva, Sindicato dos Arrumadores, Vigias Portuários e Diretoria Sindical.
SECOM