Secretários Municipais e Vereadores participaram da audiência
Foto: Assessoria PMP
O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para instalação do Terminal Público de Álcool de Paranaguá (TEPAGUÁ) foi apresentando em audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (01). O evento teve a presença da Prefeitura através dos secretários municipais de Indústria e Comércio, Giordano Sadday Vilarinho Reinert, de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, Brayan Roque, de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura e de Assistência Social, Levi de Andrade. A audiência ocorreu no Salão Social do Rocio e contou com a presença de representantes da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Ministério Público Federal (MPF), entre outras autoridades, bem como de centenas de moradores do município.
Segundo as informações repassadas pelos representantes do TEPAGUÁ, o terminal possui respaldo legal e tem por finalidade viabilizar transporte e armanezamento de álcool através do pier público já em área próxima ao porto de Paranaguá, com foco nas ações de importação e exportação. O espaço terá sete tanques, um tanque de reservatório de água, estrutura administrativa e operacional, sistema de combate a incêndio, balanças, carregamento e descarga de caminhões e plataforma logística ferroviária, entre outras estruturas logísticas ligadas diretamente ao porto, para escoamento através dos navios. O TEPAGUÁ é uma alternativa vinculada à Appa e ao Governo do Estado. Centenas de empregos diretos e indiretos serão gerados pelo empreendimento.
"O empreendimento do TEPAGUÁ é importante ao município e irá alavancar a nossa economia, com geração de receita ao município. Esta parceria com a iniciativa privada trazendo investimentos no município é uma determinação do prefeito Marcelo Roque", destaca o secretário de Indústria e Comércio, Giordano Reinert. O secretário de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, Brayan Roque, ressaltou a importância do investimento na geração de empregos. "É importante que esses empregos gerados sejam disponibilizados aos cidadãos de Paranaguá, gerando benefícios salariais aos munícipes que voltam para o nosso comércio, movimentando a economia parnanguara", finaliza.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Raphael de Moura, a presença da pasta na audiência teve a função de apurar a responsabilidade ambiental do empreendimento, algo que foi comprovado em estudo já existente, "porém, iremos continuar fiscalizando as ações e impactos gerados no meio ambiente local", completa. O secretário de Assistência Social, Levi de Andrade, ressaltou a necessidade de responsabilidade social na implantação do TEPAGUÁ. "A realização da audiência e este contato direto com a comunidade é importante e o município irá continuar fiscalizando como será a relação do empreendimento com a comunidade", complementa.
A audiência pública foi realizada após acordo judicial junto ao MPF. No evento ocorreu uma apresentação técnica do empreendimento e foram tiradas dúvidas dos presentes. O TEPAGUÁ já possui licença de operação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), alvará do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Paranaguá, assim como licença da Vigilância Sanitária Municipal. Dois berços da Appa serão utizados pelo terminal. Segundo o corpo técnico, o terminal respeitará todas as normas de segurança vigentes, com foco na sustentabilidade e relação positiva com a comunidade.
Participaram da audiência os vereadores Carlos Alberto Fangueiro, Orlei Correa, Gilson Miquiline Marcondes, Cleverson Ribeiro Miguel "Ratinho", o presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Paranaguá (Umamp), Paulo Sérgio Carvalho, entre outras autoridades locais.
Fonte: PMP - Leonardo Quintana Bernardi