Espaço, que havia sido reformado em 2012, permaneceu abandonado nos últimos quatro anos e, em sete meses da nova gestão, equipe da Prefeitura revitalizou o prédio e o adequou para utilização como sede da Semas e também do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa)

Local conta com inúmeras salas, pátio, espaço para estacionamento, auditório, elevador e rampas para acessibilidade

Local conta com inúmeras salas, pátio, espaço para estacionamento, auditório, elevador e rampas para acessibilidade Foto: Juliana Leandro

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) conta com uma nova sede ampla, reestruturada e com acessibilidade em Paranaguá. O espaço foi inaugurado pelo prefeito Marcelo Roque, acompanhado da primeira-dama, Amanda Roque, e o vice-prefeito Arnaldo Maranhão na manhã desta quinta-feira (27), algo que ocorreu após revitalização do prédio, que havia sido reformado em 2012 pelo município, no entanto permaneceu abandonado nos últimos quatro anos. Além da Semas, o prédio será também a sede administrativa do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa), que gerencia o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O prefeito também realizou a entrega de um veículo Gol para utilização dos funcionários da Semas no desempenhos de suas funções. 

"Este é um dia especial para Paranaguá e todos os servidores municipais de Assistência Social, uma das áreas de atuação mais importantes do poder público. Este novo espaço demonstra o foco da gestão na área social e na redução das desigualdades, algo que foi concretizado pela união entre as nossas pastas. Temos o compromisso de fazer com que estes 'elefantes brancos' herdados de outras gestões sejam colocados em funcionamento e à disposição da população. Vamos desenvolver a nossa cidade com união e diálogo", afirma o prefeito Marcelo Roque. "Agradeço também ao pastor Jetro Martins por orar conosco neste início de cerimônia, assim como externo minha gratidão aos vereadores pelo apoio e pela fiscalização do nosso trabalho. Vamos a luta que Paranaguá merece muito mais", completa. 


Publicidade


O vice-prefeito e secretário de Obra Públicas, Arnaldo Maranhão, destacou que Paranaguá "começa a respirar um ar de esperança e todas as críticas estão sendo respondidas com trabalho", comenta. "Acabou a era de gestor de gabinete, agora, parafraseando a frase do saudoso prefeito Mário Roque, é sem frescura e sem fricote. Nos meus quatro mandatos como vereador nunca trabalhei tanto como atualmente na nossa gestão. Temos que estar nos bairros constantemente próximo à população. Estamos destravando investimentos que estavam travados há muito tempo, como é o caso da nova sede da Semas. Esta é uma maneira nova de gestão, próxima do cidadão e com trabalho constante", destaca.

"Cinco anos de entraves foram solucionados pela atual gestão neste espaço, que estava abandonado, e agora será utilizado pela Semas e pela Cislipa. A área de assistência social é essencial para Paranaguá que necessita combater o problema grave de desigualdade social, esta área estava esquecida e está sendo resgatada por esta administração", ressalta o presidente da Câmara, Marcus Roque. "Temos que esquecer diferenças políticas, aproveitar o que ficou de bom e pensar no bem de Paranaguá e em fazer a nossa cidade evoluir em prol dos nossos cidadãos", acrescenta.


Publicidade


Secretário Levi de Andrade destaca qualidade no novo ambiente de trabalho dos 200 servidores da Semas

O secretário de Assistência Social, Levi de Andrade, destacou a importância do novo prédio para beneficiar a qualidade no ambiente de trabalho dos mais de 200 servidores da pasta, bem como todos acesso para todos os cidadãos e usuários das políticas públicas de ação social no município. "O prefeito entendeu deste o início a necessidade de ampliarmos a sede da Semas. A sede antiga da pasta no Centro Histórico era pequena para todos os funcionários e os veículos da pasta ficavam estacionados na rua. Este prédio, que era a antiga Loja Maçônica Gonçalves Ledo, havia sido reformado em 2012 pelo município, no entanto desde então estava abandonado, inclusive alvo de furtos e depredações, onde moradores da região nos destacaram o medo de que ele se tornasse um espaço que aumentasse a criminalidade na região", completa. 

"Após conseguirmos destravar a questão judicial sobre autorização para utilização do prédio, fizemos um trabalho de revitalização neste último mês com 40 funcionários da Semas e apoio da Secretaria de Obras (Semop), com uma recuperação total realizada em três semanas. A nova sede conta com salas integradas como forma de gestão moderna, auditório para capacitação dos servidores, pátio e espaço para estacionamento, bem como acessibilidade garantida por rampas e elevador", destaca Levi de Andrade. "Aqui poderemos atender os cidadãos de forma mais digna e aumentar as políticas públicas de assistência social para a nossa cidade. Nossa pasta vai crescer e se isso foi possível foi graças ao prefeito Marcelo Roque. Agradeço à minha família, a Deus e a todos os servidores pelo esforço que concretizou esta conquista", complementa.

"Também agradecemos ao investimento do município na aquisição de um veículo Gol para utilização dos servidores da Semas Ele irá auxiliar na mobilidade e no atendimentos dos cidadãos e aplicação de políticas públicas sociais em todos os bairros", completa Levi de Andrade.

Cislipa ganha sede mais ampla e moderna em Paranaguá

O diretor executivo do Cislipa, Ademar Gonçalves da Silva, destacou que o novo prédio servirá também como sede do consórcio e para gerenciar de forma mais moderna e adequada o Samu em Paranaguá e em todo o Litoral. "Desta forma poderemos dar um espaço moderno e mais digno para os nossos mais de 10 funcionários. A antiga sede ficava em Pontal do Paraná e dificultava o trânsito de processos e agilidade, visto que Paranaguá é o maior município da região e que o presidente do Cislipa é o prefeito Marcelo Roque. Quero aqui também externar meu agradecimento ao prefeito por compor o nosso quadro com cargos técnicos, que estão gerindo com competência e agilidade este consórcio tão importante para a saúde pública da região", finaiza. 

Participaram da cerimônia os vereadores Nilo Monteiro, Fábio Santos, Adilson Soares Zela, o "Tucano", Eduardo Francisco Costa de Oliveira, o "Edu", Luizinho Maranhão, a chefe regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) em Paranaguá, Ruth Figueiredo, inúmeros secretários municipais, entre outras autoridades e representantes políticos e comunitários. 

Localização

O nova sede da Semas e do Cislipa fica localizada na rua Baronesa do Cerro Azul, número 2520, no Palmital, na antiga sede da Loja Maçônica Gonçalves Ledo. 

Fonte: PMP

Deixe o seu comentário