O prefeito Marcelo Roque realiza nesta quinta-feira (30) a entrega da estação de transbordo de lixo da comunidade de Nova Brasília, na Ilha do Mel. A cerimônia está marcada para 10h.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além desta estação de transbordo, a de Encantadas também passa por reforma, que deve ser concluída em duas semanas. Ambas foram construídas em 1998, na gestão do ex-prefeito Mário Roque, e vinham operando desde então. Ao longo dos anos, passaram por algumas manutenções pontuais, mas já se encontravam em condições precárias.
A reforma era necessária e foi uma solicitação da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a empresa TCP, graças a um termo de compromisso entre as partes, no licenciamento ambiental da ampliação do cais e a retroárea do terminal.
Primeiramente foi iniciada a recuperação da estação de Nova Brasília, em novembro do ano passado. A de Encantadas começou mais tarde, em dezembro. O custo das duas obras é de aproximadamente R$ 450 mil.
A gestão dos resíduos sólidos na Ilha do Mel é compartilhada entre as secretarias municipais de Agricultura e Pesca (Semap) e Meio Ambiente (Semma).
A Semap faz a coleta interna nas comunidades, ponto a ponto, com carrinhos elétricos. Em seguida, os resíduos são levados até as estações de transbordo.
O processo para destinação final dos resíduos passa então a ser responsabilidade da Semma. Por meio de um prestador de serviços terceirizado uma balsa traz o lixo para o continente. Quando chega em Paranaguá, funcionários da pasta fazem a transferência do lixo para os caminhões, que levam até o aterro sanitário. Na alta temporada são gerados entre 75 e 80 toneladas de lixo por mês.
Jornalista: Osvaldo Capetta/SECOM