Marcelo Roque reuniu o secretariado na tarde desta segunda-feira e determinou algumas ações para que a cidade fique livre das duas doenças, como reforço nos cuidados com os prédios públicos e também intensificação da vacinação.

O prefeito Marcelo Roque reuniu o secretariado municipal no Palácio São José, na tarde desta segunda-feira (28), para discutir estratégias para combater a infestação do mosquito Aedes Aegypti, e evitar a dengue, zika e chikungunya, e intensificar cada vez mais a vacinação contra a febre amarela. Na semana passada, após a confirmação da morte de três macacos pela doença, numa região rural de Antonina, a preocupação aumentou, colocando as autoridades sanitárias em situação de alerta.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Eleniz Mendes, participaram da reunião e prestaram esclarecimentos principalmente sobre a febre amarela. Desde quarta-feira da semana passada a vacinação contra a febre amarela foi intensificada em Paranaguá. “Até agora fizemos vacina em 1.844 pessoas de nossa cidade. E esse número deve aumentar bastante, pois nesta segunda-feira a procura em nossas unidades básicas está sendo alta. Vale lembrar que a vacina é a única forma de prevenir a doença. Não temos casos de febre amarela e de dengue em nossa cidade. São medidas preventivas”, salientou a secretária. 

O prefeito Marcelo Roque determinou aos secretários municipais algumas ações para ajudar na prevenção. “Não queremos que nossa população seja afetada pela febre amarela. Por este motivo peço que os senhores nos ajudem a divulgar a intensificação da vacinação que estamos fazendo em nossas unidades básicas, das 8h às 17h, e também naquelas que funcionam com horário estendido, das 18h às 23h (Vila Garcia, Alexandra, Ilha dos Valadares – Rodrigo Gomes, Jardim Iguaçu, Gabriel de Lara e Vila Divinéia)”, declarou o prefeito. 

Diante da questão da febre amarela ter surgido nos últimos dias o prefeito solicitou que a Secretaria Municipal de Comunicação providencie uma campanha de conscientização que será levada à população sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, já que ele também é um dos vetores da doença. “Temos que proteger nossa população. Só que é importante também que cada um faça a sua parte, limpando seus quintais e evitando locais com água parada, que é o ambiente propício para proliferação deste mosquito”, salientou o prefeito. 

A superintendente Eliniz Mendes alertou que podem ser vacinadas pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. Entretanto, lembrou que quem estiver acima desta faixa etária deve procurar um médico, para passar por avaliação. “Não podem receber a dose, grávidas, mulheres que estiverem amamentando, os imunodeprimidos, como portadores de HIV ou de outras doenças que afetem a imunidade, e pessoas que passam por tratamento quimioterápico”, explicou a superintendente. 

DAR EXEMPLO

Ainda sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti o prefeito Marcelo Roque determinou aos secretários municipais que fiquem alertas aos cuidados com os prédios públicos pertencentes à Prefeitura para evitar criadouros. “Temos que dar o exemplo e ficarmos muitos atentos, verificando se há água parada nas calhas, nas caixas ou em qualquer outro objeto. Nossa população é cobrada para fazer sua parte e nós também temos que fazer a nossa”, salientou o prefeito. 

SECOM

Deixe o seu comentário