Plano de Atendimento Emergencial (PAE) foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Aurora Xavier Santos com orientação dos guardas municipais e acompanhado pela secretária municipal de Educação, Tenile Xavier.
“Todas as escolas municipais e Cmeis da Prefeitura têm brigadistas preparados para qualquer situação de emergência que possa ocorrer no local”, explicou a secretária de Educação.
De acordo com Tenile Xavier, o curso de brigadistas conta com a parte teórica e segue para parte prática no Cmei com uma simulação. “ Os funcionários ficam preparados para uma situação emergencial com o objetivo de garantir uma ação eficiente e segura para atender aos alunos”, explicou.
A simulação foi orientada pelos GCMs Jean Balboni e Sérgio Mendes que, com a colaboração da diretora Karyn Cristine Costa, puderam colocar em prática as ações de segurança repassadas durante o curso.
“Este treinamento faz parte da norma do Corpo de Bombeiros e todas as secretarias têm brigadistas preparados para agir em situações de emergência. O Plano de Atendimento Emergencial envolve a retirada das crianças das escolas com segurança e rotas de fuga e ponto de encontro seguro e faz parte do treinamento”, explicou o GCM Balboni, durante a simulação. A aplicação do PAE envolve as crianças, professores e demais servidores.
“A força de segurança dentro das escolas é formada pelos brigadistas, mas conta com a ajuda de todos”, completou.
O objetivo é que todos os servidores passem pelo curso de brigadista em 2024.
Jornalista: Luciane Chiarelli / SECOM