Nesta terça-feira, 28, representantes do Senai estiveram em Paranaguá para apresentar o projeto Qualifica Litoral, que tem objetivo o de aumentar a empregabilidade dos munícipes do Litoral. Ao todo são cinco cidades integrantes ao projeto: Antonina, Guaratuba, Paranaguá, Pontal do Paraná e Morretes.
O projeto consiste em oferecer cursos flexíveis, que utilizam material didático móvel para capacitar a população em diversos locais. Cada município recebe os cursos de acordo com a sua demanda. São diversos treinamentos ofertados de forma gratuita para a população, com duração de três meses.
“Ter um diploma de um curso do Senai é garantia de emprego. Está é uma oportunidade única para toda a população”, comentou a secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared.
O projeto também prevê a possibilidade de qualificação profissional exclusiva para mulheres.
“Estamos trabalhando conforme o prefeito Marcelo Roque determina, trazendo capacitação para que o emprego e renda fiquem com os parnanguaras. Também temos a preocupação em oferecer vagas exclusivas para as mulheres e o projeto Qualifica Litoral dá está oportunidade. Iremos analisar a demanda para que este público seja atingido”, disse o secretário do Trabalho, João Lozano.
Entre os meses de maio e abril acontecerá o lançamento do programa com a participação de autoridades e das empresas do Litoral, com a intenção de atrair atenção para esta mão de obra que está sendo capacitada e assim futuramente sejam colocadas no mercado de trabalho.
Em breve a Secretaria Municipal do Trabalho (Semtra), informará sobre os cursos ofertados em Paranaguá, serão mais de 300 vagas para a Cidade Mãe do Paraná.
Estiveram presentes representantes do Senais e dos cinco município participantes do projeto Qualifica Litoral.