Doses são fornecidas para adolescentes de 11 e 12 anos

A Neisseria meningitidis (meningococo) é uma das bactérias causadoras de meningite. O paciente pode variar do quadro de portador assintomático da bactéria ao desenvolvimento da doença meningocócica (DM) que pode ser fulminante.

A vacina meningocócica ACWY (conjugada) é uma das principais formas de prevenção contra a doença e está disponível nas unidades básicas de saúde para adolescentes de 11 e 12 anos.

As doses serão disponibilizadas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação como dose independentemente da situação vacinal encontrada. Para mais informações e aplicação da vacina, os responsáveis pelos adolescentes com idade de 11 e 12 anos, podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência portando o Cartão SUS, documento de Identidade e a Carteira de Vacinação do menor.

A meta é que os 6.105 adolescentes de 11 e 12 anos sejam vacinados. São 3.054 meninas e meninos de 11 anos e os 3.051 adolescentes de 12 anos.

Atualmente o Programa Nacional de Imunizações disponibiliza a vacina meningocócica C (conjugada) na rotina de vacinação para crianças menores de cinco anos e adolescentes de 11 e 12 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o intuito do Ministério da Saúde com a introdução da vacina meningocócica ACWY (conjugada) é garantir a sustentabilidade da oferta de vacina contendo o sorotipo C para a população alvo e suprir as necessidades de demanda nos municípios.

SECOM/Jornalista: Flávia Adans

Deixe o seu comentário