Hospitais em Paranaguá receberam as primeiras doses para o início da imunização

Na tarde desta quinta-feira, 21, o superintendente de Assistência à Saúde, Rafael Dalha Valhe Corrêa e a superintendente de Vigilância em Saúde Maristela Cerqueira da Secretaria Municipal de Saúde realizaram a entrega de 300 doses da vacina contra a Covid-19 no Hospital Regional do Litoral, 190 doses no Hospital Paranaguá e 100 doses Hospital de Campanha.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), profissionais que atuam na Arena Albertina Salmon e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberão as doses nesta sexta-feira, 22. A quantidade se refere a primeira dose da vacina.

A superintendente informa que foi realizada uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, dos hospitais e do Samu para definição da logística para a entrega das doses. “No encontro ficou definido que os estabelecimentos nos encaminhariam a lista com nomes e funções dos profissionais que receberiam a dose nesse primeiro momento priorizando aqueles que atuam na linha de frente. Ao recebermos esse material, separamos as doses para iniciar a entrega”, detalha a superintendente.

“Agradecemos ao prefeito Marcelo Roque, a secretária Lígia Cordeiro e toda sua equipe de gestão porque acabamos de saber que fomos a primeira unidade a receber as doses até mesmo pela nossa complexidade como hospital”, ressalta o diretor do Hospital Regional do Litoral, Giovani Souza.

O intuito é continuar vacinando os demais profissionais de saúde assim que novos lotes forem entregues em Paranaguá.

“Ficamos muito felizes por esse movimento. O Município se organizou e há todo um controle para a distribuição das vacinas que são catalogadas pela equipe de Vigilância em Saúde municipal. Fizemos um relatório com nome e função das pessoas que receberão a vacina neste primeiro momento dando prioridade às equipes de pronto atendimento”, comenta Giovani Souza.

Após a entrega das vacinas no Hospital Regional do Litoral, foi a vez do Hospital Paranaguá receber as doses.

“É uma injeção de amor e de esperança para os profissionais que estão cuidando das pessoas desfalecidas pela Covid-19. É um momento de virada do jogo quando reforçamos nosso exército da saúde que estão dando amor aos pacientes e agora receberão esse presente das pessoas que desenvolveram a vacina, as que adquiriram e aquelas que hoje estão distribuindo”, salienta o diretor-presidente do Hospital Paranaguá, Dr. José Antônio Ferreira Martins.

“Em Paranaguá, a Secretaria de Saúde está rapidamente repassando essas vacinas conforme cada serviço necessita para sua linha de frente. Parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho”, complementa o médico.

No Hospital de Campanha a enfermeira Legiane Bortoli, diretora na Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp) recebeu as doses. “É um momento emocionante para todos nós. É uma vitória após um ano tão sofrido. Mesmo com essa primeira dose, é importante que precisamos manter a higienização, o uso de máscara e o distanciamento social, pois os cuidados precisam continuar”, destaca.

Jornalista: Flávia Adans/SECOM

Deixe o seu comentário