Prefeito Marcelo Roque e primeira-dama Amanda Roque participaram do momento de devoção à Padroeira do Estado do Paraná
REPRODUÇÃO

O prefeito Marcelo Roque participou da 16.ª Procissão Marítima de Nossa Senhora do Rocio neste domingo, 10. O percurso pelo Rio Itiberê durou cerca de 3 horas reunindo 25 embarcações e mais de 800 pessoas, de acordo com a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR). O Santuário do Rocio contabilizou 600 convites adquiridos pelos devotos nas últimas semanas, porém, cerca de 200 pessoas acompanharam o momento em barcos particulares.

A imagem de Nossa Senhora do Rosário do Rocio, padroeira do Estado do Paraná, seguiu dentro de uma embarcação da CPPR junto às autoridades eclesiásticas. “O trabalho de evangelização que é desenvolvido pelo Santuário do Rocio é de grande importância, pois atraí a cada ano, mais devotos e turistas ao nosso município, pois o turismo religioso se potencializa nesta época, movimentando também, o nosso comércio local”, avaliou o prefeito Marcelo Roque.

O Bispo Diocesano de Paranaguá disse que o Santuário é para todo o paranaense um lugar sagrado. “É a confiança, a devoção e a gratidão a Nossa Senhora que move todos os que participam dos festejos alusivos à mãe do Rocio”, ressaltou Dom Edmar Peron. Já para o reitor do Santuário, Pe. Dirson Gonçalves, é significativo perceber o envolvimento das pessoas com as festividades da Padroeira do Paraná. “Existem 399 municípios no Estado e Paranaguá foi a escolhida para ser o centro, pois conta com o lugar sagrado dos paranaenses. Queremos que todos que passarem por aqui possam se sentir em casa”, completou.

CAPITANIA DOS PORTOS E O APOIO À PROCISSÃO MARÍTIMA

O Capitão de Mar e Guerra, Rogério Antunes, explicou que todas as embarcações da CPPR estiveram presentes durante a procissão, assim como equipe em terra que inspecionaram as embarcações para garantir a segurança da navegação. “É uma honra participar desta procissão, também pedimos benção à Mãe do Rocio e para a Marinha”, completou o capitão.

PREFEITURA NA FESTA DO ROCIO

A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio conta com o apoio da Prefeitura de Paranaguá por meio de diversas secretarias como Cultura e Turismo, Saúde, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Segurança Pública, Comunicação Social e Agricultura e Pesca. Além disso, faz parte do Calendário Oficial de Eventos do município.

Reconhecendo a importância da Procissão dos Milagres, que acontece no dia 15, o prefeito Marcelo Roque assinou em 2017 a Lei 3.679 que declara como Patrimônio Imaterial Cultural e Intangível do município de Paranaguá a Procissão de Nossa Senhora do Rosário do Rocio.

SECOM

Deixe o seu comentário