A vacinação em Paranaguá está ocorrendo em ritmo acelerado. Cada novo lote que chega ao município pelo Ministério da Saúde, de imediato é colocado a disposição do público alvo a ser vacinado. Contudo, algumas dúvidas sobre a aplicação das doses, quem pode receber, como funciona o mutirão, entre outras pode surgir. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde preparou informações para os questionamentos mais frequentes. Confira:
Porque minha idade para vacinação ainda não chegou?
Baixamos a faixa etária conforme o número de doses que chegam ao Município. Os lotes são enviados pelo Ministério da Saúde aos Estados que encaminham aos municípios já com indicação do público que deve receber a vacina. Paranaguá tem realizado mutirões de vacinação para que todos dentro do grupo prioritário recebam a vacina o quanto antes. Cada vez que a faixa etária é baixada, os veículos oficiais de comunicação divulgam para a população. Para ter a informação correta e não correr o risco de receber notícias falsas, o cidadão pode conferir detalhes no site www.paranagua.pr.gov.br ou nas páginas da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde no Facebook e Instagram. Também é possível buscar a informação pelo número 3420-2806.
Preciso residir em Paranaguá para receber a vacina no município?
Sim. Todas as doses são cadastradas em um sistema do Ministério da Saúde. Se você não reside em Paranaguá não será possível realizar esse registro e a vacinação não ocorrerá. Além disso, cada cidade recebe doses conforme o seu número populacional. Desta forma, a vacina deve ser buscada em seu município de residência.
Moro em Paranaguá, mas meu Cartão SUS é de outro município. O que devo fazer?
É importante atualizar seu Cartão SUS para que não ocorra dificuldade no momento do seu cadastro quando for se vacinar. As unidades básicas de saúde, além do Perto em frente ao Palácio do Café, no Centro de Paranaguá estão prontos para lhe atender e fazer essa atualização no documento. A orientação é que realize o procedimento antes do dia de se vacinar. Essa medida é importante para que o sistema lhe reconheça como morador em Paranaguá e haja agilidade no processo da sua vacinação.
Não estou saindo de casa. Um parente pode fazer o Cartão SUS para mim?
Sim. Basta que ele leve seus documentos pessoais (Documento de Identidade, CPF e comprovante de residência) a unidade de saúde mais próxima da residência e realize a confecção do Cartão SUS.
Por que a vacinação só está ocorrendo na Estação Ferroviária?
A Estação Ferroviária é um ponto central, conta com espaço amplo e fica bem perto do Terminal de Transporte Coletivo. É importante lembrar que os idosos acamados e domiciliados, além de moradores em comunidades marítimas e ilhas, estão recebendo a vacina em suas residências para evitar o deslocamento.
O que preciso levar no momento da vacinação?
Para agilizar a vacinação é importante que o cidadão procure a Estação Ferroviária com documento original com foto, comprovante de residência e Cartão SUS. Esses documentos são aliados no momento do cadastro de cada pessoa que recebe a vacina.
Vou fazer em breve a idade anunciada para receber a vacina, já posso me dirigir ao local?
Ainda não. A vacina ocorre com a idade informada completa ou superior ao indicado.
Apesar de morar em cidade próxima, tenho família na cidade, realmente não posso me vacinar em Paranaguá?
Infelizmente não. Mesmo com o comprovante de residência de Paranaguá, seu cadastro pelo Cartão SUS mostrará que reside em outro município e pode ocorrer empecilhos no momento da vacina. Reforçamos que busque atualizar seu cadastro antes da data da vacinação.
Como funcionará o mutirão de vacinação na Estação Ferroviária? Posso ir a pé ou de ônibus?
Uma equipe com cerca de 100 pessoas estará pronta para lhe atender. Uma logística está preparada para que pessoas que chegam em automóveis sejam vacinados em frente a Estação Ferroviária e aqueles que chegam com outras formas de locomoção (a pé, bicicleta, ônibus, entre outros) recebam a vacina no interior do espaço. O fluxo também será diferenciado para pessoas que receberão a segunda dose da vacina. Caso surja alguma dúvida no momento que você chegar à Estação, pode se informar com os servidores que estarão trabalhando no local.
Já tomei a primeira dose, quando devo receber a segunda?
Cada pessoa que é vacinada, recebe uma carteira de vacinação. Nela consta além de dados pessoais do vacinado e laboratório da vacina aplicada, a data do retorno para a segunda dose. Basta ficar atenta a essa indicação e voltar no momento certo.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato pelo número 3420-2806. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará pronta para lhe atender.
INFORMAÇÕES DA SECOM