Campanha visa garantir um trânsito mais seguro

Permitir que o pedestre atravesse na faixa, parar o carro para usar o celular, evitar estacionar em vaga especial são atitudes que garantem um trânsito mais seguro.

E estas ações fazem parte do trabalho de educação no trânsito que ocorre durante o ano todo e é desenvolvido pela equipe de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança da Prefeitura de Paranaguá.

Para reforçar a conscientização da segurança no trânsito, é promovida a semana do Maio Amarelo.

A programação desta semana foi iniciada com palestras da secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared e pelo sargento Claudinei Tomas, da Polícia Rodoviária Federal, na sede do SEST/SENAT.

“Precisamos promover mudança de comportamento e isso precisa acontecer todos os dias”, destacou Yared. Ela lembrou que a mudança de comportamento poderá promover a redução de acidentes de trânsito e, consequente, a redução dos números de pessoas que vivem com sequelas graves após estes acidentes. Para cada morte registrada no trânsito, outras 10 pessoas ficam sequelas nos demais acidentes.

Na busca desta redução, a educação no trânsito é importante nas cidades que já implantaram a iniciativa nas escolas como acontece em Paranaguá.

“Realmente, nosso trabalho acontece durante todo o ano, junto aos alunos do 4º ano e também realizamos palestras nas empresas”, destacou a superintendente de trânsito, Renata Lopes.

Paralelamente às iniciativas da Secretaria de Segurança, outras ações são promovidas em toda a cidade.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou o trabalho do poder público. “Desde o início da gestão investimos na segurança da população inclusive no trânsito. Sinalização vertical e horizontal, iluminação em led além do asfalto de qualidade. Mas só isso não é o suficiente. O motorista deve se manter atento e consciente com as leis de trânsito”, disse.

Programação

O comandante da Guarda e secretário interino de Segurança, GCM Leônicas Martins, participou do início da programação e lembrou que o empenho dos agentes de trânsito ocorre durante todo ano junto a motoristas, ciclistas e pedestres e que a ação que ocorre no Maio Amarelo vem para reforçar todas as orientações e trabalho realizado ao longo do ano.

A solenidade de abertura também foi acompanhada pelo vice-prefeito, José Carlos Borba, secretários municipais e vereadores.

No dia 16, das 8h30 às 10h, será ministrada a palavra de educação para o trânsito na Escola Municipal Almirante Tamandaré.

No dia 17, com horário previsto das 9h às 11h, será realizada uma blitz educativa na esquina das ruas Júlia da Costa e Gabriel de Lara em conjunto com a Polícia Militar e SEST/SENAT.

No dia 18, os alunos da Escola Municipal Nascimento Júnior receberão informações sobre educação para o trânsito das 8h30 às 10h30 e no dia 19, haverá blitz educativa no Aeroparque com entrega de antenas corta cerol para os motociclistas e informativos para condutores e pedestres, das 8h30 às 9h30.

Jornalista: Luciane Chiarelli/SECOM

Deixe o seu comentário