“Paranaguá está mobilizada na luta contra a doença”, diz prefeito Marcelo Roque

Paranaguá está mobilizada para combater a dengue. Em continuidade às ações de combate, nesta sexta-feira, 16, será realizado um mutirão de limpeza no Centro histórico, Campo Grande, Palmital, Tuiuti e Oceania.

O prefeito Marcelo Roque reforça que os agentes de endemias estarão acompanhando as equipes para orientação aos moradores. “A ação conta com o envolvimento e união das secretarias municipais como Meio Ambiente, Obras e Comunicação em apoio à Secretaria Municipal de Saúde”, ressalta.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, destaca a importância da ação. “Os mutirões são pontuais e estratégicos para evitar acúmulo de resíduos com potencial risco de ampliar os criadouros para o Aedes aegypt. Contamos com a colaboração dos moradores para depositar nesta sexta-feira, 16, em suas calçadas, entulhos como móveis, eletrodomésticos, materiais recicláveis, como garrafas, plásticos, ferros e recipientes metálicos, e pneus”, enfatiza. Não serão recolhidos resíduos de construção civil.

Outros bairros contarão com a ação que será informada previamente. “Com exceção desses bairros que receberam a ação na sexta-feira, pedimos a colaboração aos moradores para que não descarte lixo e entulhos nas ruas e terrenos baldios. Há um cronograma para recolhimento e qualquer dúvida, os moradores poderão entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo número 3721-1780 ou verificar o cronograma no site da Prefeitura de Paranaguá, no link Cidadão”, detalha o secretário de Meio Ambiente, Diego Delfino.

Na sexta-feira passada, o mutirão ocorreu nos prédios públicos e agora segue para os bairros. Paranaguá conta, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 145.829 habitantes e, conforme o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, Paranaguá tem 19 novos casos de dengue confirmados. Durante o ano epidemiológico que iniciou em 30 de julho de 2023 e segue até 24 de julho de 2024, foram 481 pessoas que contraíram dengue.

BRASIL

Dados recentes mostram que a dengue é uma preocupação em todo o Brasil. Até 13 de fevereiro, o Brasil já registrou 512.353 casos prováveis da doença e 75 óbitos. No Paraná, o último informe semanal da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), registra 8.441 novos casos em todo o Estado e mais 7 óbitos pela doença. No total, desde o início do ano epidemiológico, são 37.516 casos no Paraná.

Jornalista: Flávia Adans

Deixe o seu comentário