Prefeito Marcelo Roque solicita parceria do Porto para o bem da cidade
Arte Assessoria APPA

O prefeito Marcelo Roque pediu que o Porto de Paranaguá, por meio da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), seja parceiro e invista na cidade durante sua administração. A declaração foi feita durante o evento realizado no Palácio Taguaré, com a presença do ministro dos Transportes, Maurício Quintella, para a assinatura da ordem de serviço para dragagem do porto. 

O investimento, segundo o Governo Federal, será de R$ 394 milhões, com previsão de execução de 11 meses. 

Há cerca de dois anos, tivemos aqui, onde foi prometida a nossa população uma nova entrada da cidade, com viadutos e marginais. Agradecemos a vinda do ministro e das autoridades do Estado para anunciar esse importante investimento, mas ressalto que precisamos muito que o Porto invista nas vias de acesso do município”, disse o prefeito. 

Ele lembrou que o aprofundamento do calado em 1,5m vai permitir que navios maiores venham a atracar no porto, aumentando a movimentação e, consequentemente, gerando mais emprego, renda e tributos ao município. 

Investimento

Investimento Foto Assessoria PMP

Há 20 anos que o porto não passava por dragagens de aprofundamento – foram feitas três dragagens, de manutenção, entre os anos de 2012 e 2016. “O porto não poderia esperar mais por esta obra pelo alto grau de influência de Paranaguá para o setor produtivo do país”, afirma Quintella. 

A dragagem ocorrerá em três áreas que permitem o acesso de navios numa extensão de, aproximadamente, 45 quilômetros. Ao todo, serão dragados 14,2 milhões de metros cúbicos de areia, quantidade suficiente para encher 15 estádios de futebol como o Maracanã. Todo o processo de obtenção do licenciamento ambiental junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) foi conduzido pela Appa.

Com a nova dragagem, o canal de acesso ao Porto de Paranaguá, chamado canal da Galheta, passará a ter 16 metros de profundidade. Hoje, o canal possui 15 metros.

A Bacia de Evolução do canal – área utilizada pelos navios para manobra e atracação – ganhará mais dois metros de profundidade com a nova dragagem, passando de 12 para 14 metros. Já as áreas intermediárias, localizadas entre o Canal da Galheta e a Bacia de Evolução, passarão a ter entre 14 e 15 metros de profundidade.

Produtividade

Com o aumento da profundidade em 1,5 metros nos berços, cada navio que atraca no Porto de Paranaguá poderá ter a sua carga ampliada em 10,5 mil toneladas. Isso representa um aumento mensal, apenas no Corredor de Exportação, de 315 mil toneladas que poderão ser carregadas a mais.

Fonte: Assessorias APPA/PMP

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