O prefeito Marcelo Roque anunciou nesta quinta-feira (12) que autorizou o início de processo licitatório para contratar empresa para aplicar mais 10,3 quilômetros de asfalto a quente, desta vez para beneficiar os bairros Jardim Esperança, Vale do Sol e Vila Garcia, localizados na região sul de Paranaguá. Serão mais 74.981 metros quadrados de pavimentação, mas o serviço inclui também drenagem e calçamento.
São R$ 16 milhões em investimentos, mas a soma recente em pavimentação salta para R$ 28 milhões quando se incluem as obras autorizadas na semana passada, pois o prefeito Marcelo Roque emitiu Ordem de Serviço à empresa que venceu a licitação para recuperação de 7,1 quilômetros de vias. Neste caso o benefício se estende para vias que fazem ligação entre os bairros e região mais central da cidade.
Serão beneficiados o trecho da avenida Bento Munhoz da Rocha Neto entre o Colégio Luso Brasileiro, no Jardim Guaraituba (rua Capiberibe), até o Colégio José Bonifácio (avenida Roque Vernalha), com um total de 2,4 quilômetros, e mais 9 vias da região central. Serão beneficiadas ruas dos bairros João Gualberto, Centro, Tuiuti, Campo Grande, Alto São Sebastião, Raia, Palmital, Eldorado, Correia Velho, Vila Itiberê, Vila Horizonte e Aeroporto.
“A população toda acaba beneficiada, pois são áreas de alto fluxo de trânsito e pontos de ligação entre as principais regiões da cidade. Assinamos a Ordem de Serviço na semana passada e a previsão é que no começo de janeiro as obras sejam iniciadas, já que neste período que antecede as festas o trânsito fica mais complicado, com fluxo maior”, comenta o prefeito.
Sobre a licitação autorizada o prefeito explica que nos bairros Vale do Sol e Vila Garcia o investimento é maior, com 7,3 quilômetros asfaltados, num total de 12 ruas beneficiadas. Já no Jardim Esperança serão 10 vias que receberão pavimentação, totalizando 3 quilômetros de extensão. “Na primeira fase que realizamos de serviço de pavimentação nestes bairros houve muito questionamento sobre porque não dávamos continuidade em determinados trechos de ruas. Não era possível naquele momento, mas estamos dando sequência. Esses três bairros vão ter mais de 90% das ruas asfaltadas”, avalia o prefeito.
Devido ao grande fluxo pela avenida Bento Munhoz da Rocha Neto a Prefeitura de Paranaguá está em conversa com a empresa que venceu a licitação para executar a obra para analisar a possibilidade de realizar o serviço à noite. “Nossa intenção é causar o mínimo de transtorno. Sabemos que uma obra como essa, geraria vários problemas para circulação do parnanguara, gerando um caos no trânsito”, declarou o prefeito.
META DE 90 KM
Para Marcelo Roque a gestão tem a meta de contabilizar um recorde em investimento quando o assunto é asfaltamento das vias públicas de Paranaguá. “Já fizemos 60 quilômetros de asfalto de 2017 até agora e estamos com mais 20 em execução e para contratar. Chegaremos no ano que vem beirando a meta de 90 quilômetros de asfalto em toda a Paranaguá. São investimentos robustos. (…) Acho que nenhuma gestão pública fez isso até hoje na cidade”, comemora o prefeito.
RUAS BENEFICIADAS NESTA FASE
Na obra que será iniciada em janeiro haverá pavimentação, recuperação, sinalização e drenagem nas seguintes vias: Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto (entre rua Capiberibe e avenida Roque Vernalha); Maneco Viana (Roque Vernalha e Coronel Santa Rita); Barão do Rio Branco (Coronel Santa Rita e Gabriel de Lara); Manoel Corrêa (Expedicionários e Comendador Corrêa Júnior); Comendador Corrêa Júnior (Manoel Corrêa e João Eugênio); José Gomes (Expedicionários e Gabriel de Lara); Júlia da Costa (Gabriel de Lara e Maximiano da Fonseca); Arthur de Abreu (Júlia da Costa e Rodrigues Alves); Maximiano da Fonseca (Rodrigues Alves e João Eugênio); Rodrigues Alves (Maximiano da Fonseca e Coronel José Lobo).
com informações da SECOM