Curitiba segue como a 8ª mais populosa do País

Estimativa aponta que a população do Paraná chegou a 11,3 milhões

Estimativa aponta que a população do Paraná chegou a 11,3 milhões Fabiano Gozzo

O Brasil tem, aproximadamente, 208 milhões de habitantes. É o que aponta a nova estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No Paraná houve crescimento de 3% em relação ao levantamento realizado no ano passado e a população saltou de 11,2 milhões para 11,3 milhões. 

Ao todo, 39% dos municípios do Paraná sofreram redução do número de habitantes em comparação a 2016. O índice corresponde a 155 municípios dos 399 do Estado. As cinco cidades que mais perderam habitantes entre 2016 e 2017 foram Altamira do Paraná (Oeste), Nova Cantu (Oeste), Nova Tebas (Centro), Marquinho (Centro-Sul) e Janiópolis (Centro). 

As que mais cresceram foram Sarandi (Região Metropolitana de Maringá), Tunas do Paraná (Região de Curitiba), Pontal do Paraná (Litoral), Mauá da Serra (Centro-Norte) e Itaipulândia (Oeste). Curitiba segue como a oitava cidade mais populosa do Brasil com 1,9 milhão de habitantes. Londrina é a segunda mais populosa do Paraná, com 558.439 habitantes e Maringá ocupa a terceira colocação no Estado, com 406.693 moradores. 

Conforme o IBGE, os cálculos realizados pelo instituto consideram as taxas de fecundidade, mortalidade e migração, além do crescimento populacional observado nos Censos Demográficos de 2000 e 2010. Os números preocupam a AMP (Associação dos Municípios do Paraná), já que a estimativa populacional é levada em conta na divisão do repasse referente ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios). 

"O rateio do FPM é proporcional a esses levantamentos. Já estamos em um colapso. Tem dinheiro federal que não chega, repasses com valores desatualizados e, em alguns casos, os municípios bancam a conta do Estado. Se essa tendência de queda da população continuar nos municípios menores, isso pode significar a falência deles. Eles dependem desse recurso", argumentou o presidente da AMP, Marcel Henrique Micheletto. 


Publicidade


Em todo o País, uma a cada quatro cidades sofreu redução populacional, o que equivale a 1.378 dos 5.570 municípios. Grande parte dos afetados tem até 20 mil habitantes. A taxa de crescimento populacional no Brasil está em desaceleração, segundo o IBGE, e chegou a 0,77% neste ano. O sociólogo e professor do mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUC-PR, em Curitiba, Lindomar Boneti, destacou que o cenário econômico e a redução da taxa de natalidade estão entre as razões para essa diminuição em alguns municípios. 

Cerca de 12,1 milhões de habitantes vivem na cidade de São Paulo, a mais populosa do País. Rio de Janeiro, Brasília e Salvador também fazem parte da lista das mais populosas. Em contrapartida, o município com menos habitantes fica em Minas Gerais. A cidade de Serra da Saudade tem apenas 812 moradores, segundo estimativa do instituto. 

SARANDI 

O município de Sarandi foi o que apresentou maior crescimento populacional no Paraná. Conforme as estimativas do IBGE, o número de habitantes saltou de 91.344 para 94.181. No entanto, os 2.837 moradores a mais foram contabilizados após a regularização da divisa entre Sarandi e Maringá. Com o crescimento das duas cidades, houve a necessidade de restabelecer o limite entre os municípios. De acordo com Jair Carneiro, chefe de gabinete da Prefeitura de Sarandi, a expectativa com a alteração é que a cidade passe a receber a partir do ano que vem, aproximadamente, R$ 300 mil a mais por mês do Fundo de Participação dos Municípios. "Essa população já era atendida em Sarandi. O que vai mudar agora, administrativamente, é que o repasse vai aumentar. Nosso grande problema era que nós já atendíamos essa população, mas não tínhamos direito ao recurso", explicou.

Viviani Costa/Folha de Londrina

Deixe o seu comentário