Pessoas com idade a partir de cinco anos e mais de 15 quilos podem receber o medicamento

A partir desta terça-feira, 4, bairros de Paranaguá receberão a distribuição de Ivermectina por meio de uma equipe itinerante. O primeiro bairro a contar com o serviço é Alexandra. O atendimento à população está ocorrendo na sede da Subprefeitura e permanecerá até amanhã, quarta-feira, 5, das 8h às 18h com distribuição de senhas até às 16h.

Pessoas com idade a partir de cinco anos e mais de 15 quilos podem receber o medicamento. É necessário portar documento de Identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Para menores de 16 anos retirarem a Ivermectina é preciso que os pais ou responsáveis legais estejam presentes.

O interessado passa por um cadastro, triagem com profissionais de saúde, atendimento médico, assina o termo de consentimento e faz a retirada da Ivermectina ainda no local.

Gestantes, lactentes, pessoas que tiveram meningite ou tem alergia a algum dos componentes da fórmula, não devem fazer uso do medicamento.

Não há ainda uma vacina ou medicação que cure o paciente ou evite a transmissão da doença, contudo, enquanto uma vacina é preparada, em todo o mundo busca-se alternativas e medidas de prevenção para evitar o agravo e mortes pela doença. Medidas como isolamento e/ou distanciamento social, utilização de máscara e reforço na higienização das mãos estão sendo aplicadas.

Outros métodos têm sido estudados. Esse é o caso da Ivermectina. Estudos in vitro têm mostrado que a medicação inibe a replicação do vírus, por isso, acredita-se que possa reduzir os efeitos mais agravados da doença.

SECOM

Deixe o seu comentário