Um total de 768 participantes foi eliminado, a maioria (641) por portar equipamento eletrônico

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 terminou neste domingo (6), com a participação de 5.848.619 dos 8.356.215 inscritos habilitados a fazer a prova neste fim de semana. 

A abstenção total foi de 30,01%, sendo menor no Piauí (22,71%) e na Paraíba (23,54%), e maior no Amazonas (37%) e no Mato Grosso do Sul (34,64%). Para o cálculo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) excluiu os participantes que devem fazer as provas em dezembro. Em 2015, a abstenção foi 27,6%. 

Um total de 768 participantes foi eliminado, a maioria (641) por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender orientações dos fiscais, entre outros. O detector de metais foi responsável por 120 eliminações e a recusa da coleta do dado biométrico, por 7. Não foi registrado nenhum incidente grave de logística. 

Em Londrina estavam inscritos aproximadamente 26 mil candidatos e, segundo informações do Inep, tudo transcorreu de forma tranquila. No município todos os locais de prova foram desocupados antes do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) . 

Os estudantes terão acesso ao resultado final do Enem no dia 19 de janeiro. Eles poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também terão acesso à nota da redação. O gabarito será divulgado na quarta-feira (9), de manhã, no portal do Inep. 

Em 3 e 4 de dezembro será realizado o Enem para os 3% de inscritos que não fizeram o exame neste fim de semana em função das ocupações. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente na Página do Participante e no aplicativo Enem 2016. O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que, apesar das dificuldades enfrentadas este ano, a realização do Enem foi um "sucesso absoluto". 

As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio. 

OPERAÇÕES

Um candidato que fazia as provas neste domingo em Fortaleza (CE) foi preso em flagrante pelo uso de escutas. A prisão foi feita por policiais federais em uma universidade do centro da capital cearense. Segundo a Polícia Federal, o candidato tinha equipamentos eletrônicos presos ao corpo com pontos de escuta nos ouvidos. 

As investigações que culminaram na prisão do candidato fazem parte da operação Embuste, deflagrada no domingo para desarticular organização criminosa que pretendia fraudar o Enem 2016. A PF deflagrou duas operações para reprimir fraudes no exame: a Operação Jogo Limpo, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá e Pará; e a Operação Embuste, em Minas Gerais. A investigação foi feita com o auxílio do Inep e do Ministério Público Federal.

das Agências

Deixe o seu comentário